Conteúdo

Mc Picaretagem, ou, quando picanha é uma mera citação, apenas para ilustrar…

No mundo das Fake News, até mesmo gigantes que jamais precisariam recorrer a esse expediente, fraquejam, caem em tentação, e pisam, mediocremente na bola. Quando uma empresa do sucesso e…

Um novo capítulo na história da aviação: Voos superlongos é a novidade

Nas chamadas longas distâncias, as pessoas, e por restrição na autonomia das aeronaves, preferiam fazer os voos em duas etapas, ou duas pernas como se dizia, ou, objetivamente, dois dias….

Saúde, o maior canteiro de obras do Brasil

Poucos consideraram a possibilidade de testemunhar a reinvenção ou recriação do território da saúde no Brasil. E é o que vem acontecendo gradativamente, no início, e acelerado desde a década…

Imóveis; esqueceram-se de combinar com os Russos…

Um dia, Garrincha, diante da tranquilidade e segurança de Feola que descrevia como os russos iriam jogar contra o Brasil, e a partir de sua conhecida e natural inteligência e…

O Mercado Livre comprou o quê por supostos R$ 1 bi?

No dia 31 de janeiro de 2024 os principais jornais, revistas, sites e portais do Brasil anunciaram que a empresa Allegra, concessionária do legendário Pacaembu, vendera o naming rights do…

Timeless society; agora, na plenitude!

No livro do Madia, O Grande Livro do Marketing, já em sua primeira edição de 1994, ele anunciava, dentre outras novidades, a 9ª Geração do Marketing. A Geração da Timeless…

Irrigação por Assinatura

Gradativamente, quase todos os setores de atividade, em maior ou menor intensidade, vão adotando a prestação de serviços na modalidade assinatura. A possibilidade agora chega à agricultura com as empresas…

Afasia invade e prevalece no ambiente corporativo

E aí veio a notícia do afastamento do ator Bruce Willis das filmagens e por tempo indeterminado. Em coletiva de imprensa a família do ator, hoje com 68 anos de…

A mudança da forma de se alimentar do ser humano. No mundo, e muito especialmente, no Brasil

Dentre todos os hábitos, comportamentos, expectativas, desejos e necessidades do ser humano, comer figura no topo de todas as tabelas. E no correr dos últimos séculos, a forma de preparar,…

Marketing Best, ganha o Marketing Best

Conheci Armando Ferrentini através de outro querido e saudoso amigo, Oswaldo Assef. Armando cuidava da área comercial do Diário Popular, publicava toda semana o Asterisco, com todas as novidades e…

O problema é que derrete, ou, o desafiador negócio de sorvetes no Brasil

Nas últimas décadas muitas das grandes corporações já tentaram. E quase todas quebraram a cara. Desde uma campeã em distribuição como uma Philip Morris que foi dona durante anos da…

Voltz, exemplo de inovação

Nada melhor que dar exemplos de inovação próximos de todos nós. Como o da Voltz, montadora brasileira de motos elétricas. A primeira manifestação de inovação foi desmembrar a bateria da…

Bolinho de feijoada

Depois do Bauru, do pão de queijo, nasceu uma nova preciosidade dentre os principais hábitos de alimentação dos brasileiros. O bolinho de feijoada. O que é a inovação? É juntar,…

Um nome, e, basta!

No Estadão de um domingo de 2022, página C3 do Caderno de Cultura e Comportamento, mais que um anúncio de página inteira, um pequeno, discreto e sutil lembrete. Que a…

Porto não é nada…

Simplificação tem limite. Não necessariamente uma marca constituída de duas palavras resiste quando se elimina uma delas. E assim, numa decisão patética e estapafúrdia, sem o menor sentido, a Porto…

Quando o líder se reposiciona, formalmente, indica o caminho para os concorrentes, e assume uma nova denominação

Num trabalho simplesmente brilhante, que vem sendo realizado com graus de consistência elevadíssimos, a RaiaDrogasil fecha uma longa etapa de mudanças, assume publicamente o que é daqui para frente, e…

Nem, Nem, NEM, Thanks, God!

Finalmente, mais que na hora, antes tarde do que nunca, o Nem, o Novo Ensino Médio. De verdade, essa mudança ganha corpo no governo de Michel Temer, e que tinha…

Saudades de Abilio

Mesmo tendo partido há poucos dias, a imensa saudade permanece viva e tomando conta de todo o ambiente. Um empresário único, espetacular, referência obrigatória para todos que considerem empreender. O…

Os novos pobres

A dor da morte, e perdas emocionais, afetivas, são únicas. De repente, de um dia para o outro deixamos de conviver com pessoas com quem convivíamos a vida inteira. Esse…

New York , State of mind, é inovar-se permanentemente

Se Inovar, permanentemente, é o tal dos segredos da eterna juventude, ou de se alcançar a imortalidade, não conhecemos nenhum outro exemplo melhor em todo o mundo que não seja…

Makro, ato final

Depois de 50 anos a rede de atacado Makro, uma das pioneiras no território, despediu-se do Brasil. Vendeu 28 lojas para o Carrefour em 2020, ficou com 24 lojas, todas…

Chegamos lá; deveríamos?

Matéria na Veja de semanas atrás, e decorrente das monumentais conquistas dos últimos 20 anos, com a construção e domínio do Genoma Humano e de quase todas as demais espécies,…

Etna – nascimento, vida e… De uma empresa que jamais revelou consistência…

A Etna abriu as portas de sua primeira mega loja no dia 11 de agosto de 2004. Ao completar 18 anos, onde supostamente alcançaria a maioridade, era um organismo em…

Tem gente que gosta

Tem pessoas que gostam de viver num mundo de fantasias. E assim batem o ponto todos os anos em um dos parques da Disney, que a Disney decidiu torná-los felizes…

Marcas em risco

Arezzo e Grupo Soma, decidiram somar-se. Tudo de bom?! Do lado da Arezzo marcas como Schutz, Anacapri, Carol Bassi e Reserva. Do lado do Soma, Animale, Farm, Dzarm e Hering….

Pets, segredo do sucesso, ou, tem empresas que realizam uma venda e comemoram, e outras, poucas, que começam a construir um negócio…

Dentre as empresas do território dos Pets, empresas que comercializam produtos e serviços para diferentes tipos de animais, com forte concentração em cães, e, depois gatos, a Cobasi sempre foi…

Talvez, a maior das bilionárias brasileiras, mega empreendora, referência global: Cristina Junqueira

Seguramente, e na última década, Cristina é, de longe, um dos melhores exemplos de empresários de sucesso. Em verdade, a partir desta década, na medida em que o IPO de…

O desvastador negócio da aviação comercial

Neste preciso momento assistimos, perplexos, uma queda de braço entre o governo brasileiro e as aéreas. O governo fazendo todos os malabarismos e dando todas as desculpas para não socorrer…

O ninguém mais faz escova no cabelo, e nem vai ao Méqui…

O que Jeremy Rifkin levou 5 anos para pesquisar e escrever no livro Sociedade de Custo Marginal Zero, Léa Valle da Costa, dona do salão Pé, Mão e Muito Mais,…

Daniel Pink

Daniel Pink é um dos mais criativos e sensíveis pensadores da administração moderna. Do Estado de Ohio, Estados Unidos, da pequena cidade suburbana de Bexley, nasceu no ano de 1964…

O que seria de nossas vidas sem as canções…

O que seria de nossas vidas sem a música? A minha, Madia, certamente um vazio, um tédio, um nada. Tenho uma trilha musical tocando permanentemente em meus ouvidos, faça o…

O Brasil inventa o “contrabando reverso”

Anos atrás o mercado de cigarros do Brasil – o tóxico e criminoso mercado de cigarros – era dominado pela Souza Cruz, com 70%, e demais empresas, 30%. Veio a…

Inclusão digital de todos os brasileiros

A providência zero, em termos de disrupção tecnológica de nosso país, e em busca da construção de um Novo, Moderno, e Socialmente mais justo e Solidário Brasil, seria, é, e…

Profissão, poste

É mais ou menos por aí, no tal do mundo moderno em que vivemos, e claro, respeitadas as especificidades de cada cultura. Matéria de meses atrás no The Washington Post,…

Os efeitos da discriminalização

Discriminadas no correr da história da humanidade, e não obstante os tímidos avanços das últimas décadas, é recorrente em parcela expressiva das mulheres a incidência da síndrome da impostora. Em…

A guerra das empresas aéreas

Todas as demais empresas passam seus dias tentando corresponder às expectativas de seus clientes, conquistar novos, e defenderem-se de eventuais ataques dos concorrentes. As empresas aéreas fazem isso, e muito…

No negócio de automóveis, a virtude segue no meio!

Segundo o filósofo Aristóteles, “virtus in medium est”. Complementado por Confúcio que repetiu, sim, “A virtude está no meio. Quem o ultrapassa não logra mais que os infelizes privados de…

Quem diria…poder não pode, mas, dá-se um jeitinho… Ou, nas crises vale tudo… Vale?

Tempos de pandemia, e agora, tempos de guerras, ainda que localizada. E assim, como mais que presumível, a economia mergulhando na bagunça e no caos. Um péssimo ótimo exemplo do…

Refurbishing market

Muitos acreditam! Nossa sensação, consultores da Madia, é tratar-se de um dos mais de milhares de eventos da chamada cauda longa. Negócios econômicos de pouca expressão e significado, mas que…

Os desafios dos RHs

Lemos na revista Você RH, uma das sobreviventes da Abril, uma publicação da Gartner, “empresa de benchmarking global de capital humano” e que tem como título “2022, O Ano da…

Retail Media. O nome é novo; a prática, secular

Centenas de brasileiros voltaram encantados da última NFR, a de 2024, o primeiro grande evento do varejo de cada ano, no início de janeiro. Quase sempre voltam empolgados com mecanismos…

Desertificação irreversível?

Irreversível, não, mas, todas as edificações corporativas, em maiores ou menores proporções, carecem de urgente revocação. Dia após dia cresce o número de metros quadrados liberados por abandono nas grandes…

Day Use

No mundo da SAAS – Society As A Service – sociedade como serviços – manifestações que eram pontuais e esporádicas, passam a integrar o cardápio de todas as demais pessoas,…

Rodízio de bolo

Lemos na revista Exame, ano retrasado, hoje a revista é uma publicação que pertence ao Banco BTG Pactual, comprada que foi em dezembro de 2019 por R$72,3 milhões, a última…

Tempos modernos

Durante os séculos de aventuras… exploradores, navegadores, hábeis e experientes homens do mar mudavam de lado e dedicavam-se a arte e a ciência da pilhagem, roubo, atacando os demais navegadores…

Bendita telemedicina, caminho sem volta

Testemunhamos, meses atrás com certo grau de perplexidade, eventual possibilidade de não mais ser permitido a prática da telemedicina, da medicina a distância, recorrendo a diferentes canais de comunicação. Em…

Síndrome de Conceição, ou, ética é default

Ou, se preferirem, a ética é inerente ao comportamento das pessoas num mundo supostamente civilizado. Se não é, deveria! Lembram da música Conceição, talvez o maior hit de Cauby Peixoto?…

Os limites do amor

Quais os limites das manifestações de amor e carinho pelos colegas de trabalho de uma empresa? Segundo decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, (AM/RR),…

Mercadão Livre e seus milhões de sellers

Hoje comentamos sobre marketplaces, e mais especificamente, sobre o maior dentre todos, o Mercado Livre. A quantidade de sellers, de vendedores, no Mercado Livre, é absolutamente desproporcional em relação a…

Boticário e Natura, ou, a tartaruga, e o coelho

Boticário era a denominação dos farmacêuticos de antigamente. Denominação escolhida por seu fundador, Miguel Krigsner, para uma pequena farmácia de manipulação. Nasceu em 1977, 8 anos depois da Natura, e…

Será que Bezos continua o mesmo…

Há 6 anos, nesta época, e ensandecido, o presidente dos Estados Unidos, Trump, tenta de todas as maneiras e procurava criar dificuldades e inibir a sanha empreendedora de Jeff Bezos….

Nota de falecimento

Faleceu no último dia 15 de janeiro de 2024, por falência generalizada dos órgãos, um dos campeões de sucesso do mercado financeiro de décadas atrás. Ele, o mais que querido…

Vendendo o que jamais será entregue

Na medida em que faltam terrenos, na medida em que supostamente as pessoas querem – claro, as que têm dinheiro – morar nos melhores lugares da cidade, ou, aquela região…

É Proibido Proibir

Em sua música, e que concorreu ao Festival Internacional da Canção de 1968, sob vaias, Caetano Veloso dizia “É Proibido Proibir”, e, concluía, “ao não eu digo não”. Já naqueles…

Síntese das sínteses

Em todos os últimos anos muito se tem discutido sobre a possibilidade do excesso de tecnologia estar fazendo mal para as pessoas. Tornado todos mais acomodados, e, de quebra, alterando…

Os mistérios da Azul

Depois de tentar e ameaçar, mediante sucessivas entrevistas e declarações a imprensa de que iria comprar a unidade brasileira da Latam, em processo de recuperação judicial, agora a Azul colocando…

Barbie, a história verdadeira

Um dos filmes do ano passado, criticado por muitos e elogiado por poucos, é Barbie. De qualquer maneira, e em termos de bilheteria, um dos maiores sucessos de 2023. Mas,…

Branding mistakes. Itaú e Mondelẽz

Itaú Na falta do que fazer, com uma marca mais que irretocável e consagrada, o Itaú, como se diz na gíria, decidiu dar um tapa em sua marca na tentativa…

Eu tentei. Mas, eram outros tempos

Lemos no jornal semanal Propmark, e onde o Madia escreve há exatos 53 anos, a coluna mais longeva do marketing e da comunicação no Brasil, a matéria assinada pela editora…

O Hino da Travessia

Nossa mensagem de Feliz Ano Novo a todos nossos queridos amigos e leitores, que nos acompanham neste landmarketing há décadas, trata sobre o TCT – o The Crossing Time –…

Vale e pode tudo

Hoje, em tempos de disrupção radical, sequelas da pandemia, desgovernos e um país que tem uma Justiça que passa a quase totalidade do tempo concedendo-se benefícios, e um governo que…

O rompimento das placas tectônicas da economia anunciam a maior das crises…

Tomara que não aconteça, queira Deus e a sensibilidade e lucidez de alguns empresários, que a crise não ecloda nas proporções que parece, mas, o fato é que as placas…

192 países numa longa fila na porta do Google

Trata-se, apenas, do começo. O Google e as demais big techs, e como temos comentado com vocês, em todos os próximos anos tentando curar e cicatrizar os supostos rombos que…

Haja Merthiolate, Band-Aid e Penicilina para o setor da saúde

Não obstante a espetacular evolução dos últimos anos, não obstante a multiplicação da concorrência, não obstante a modernização radical do território, o negócio da saúde continua sendo o recordista em…

A operação padrão de Fernando Diniz

Para que as ideias de Fernando Diniz dessem certo e trouxessem os resultados desejados, seria preciso que os jogadores fossem perfeitos, irretocáveis em suas movimentações e passes. Mas não são,…

O céu de brigadeiro era apenas aparente mesmo tendo durado mais de 20 anos

Depois de duas décadas de céu de brigadeiro, a maior parte do tempo, mesmo porque suas presenças jamais foram imaginadas por quem quer que fosse, ou seja, o fato é…

O Fim dos Empregos

Infelizmente, e em todas as conversas que temos com profissionais, empresários e pessoas comuns, com raríssimas exceções, registro e constato, perplexo e preocupado, que ainda não se deram conta que…

Carro fácil

Tudo indicava que o CAAS – Car As A Service prevaleceriam até o final desta década. Mas a totalidade dos players resistia. Até que a Porto Seguro decidiu dar o…

Uma mudança consistente numa suposta tendência irreversível

Brasileiro gosta de cerveja e ponto. Não se discute mais. Era verdade. Desde que nasceu, em todas as esquinas, reuniões de família, festas, batizados, aniversários, dominava a cerveja. Pela simples…

Tortura

Gradativamente, vai se disseminando a prática de algumas empresas, muito especialmente com a chegada das centenas de Fintechs, de concederem empréstimos às pessoas, e recebendo como garantia o aparelho celular….

Enel, e, nano locação

Finalmente chegou a hora dos clientes da Enel acertarem as contas com a Enel. Não pelo que aconteceu há duas semanas, e que sempre poderá acontecer com empresas de energia….

Não se trata apenas do ho – home office. Trata-se, principalmente, do ao – Anywhere office

Thomaz Srougi, é fundador e executive chairman de uma das empresas que iniciou, anos atrás, uma revolução na prestação de serviços de saúde em nosso país. A Dr. Consulta. Mestre…

W, o microchip 4004 da Propaganda Brasileira. As MBAs…

Um dia os japoneses da Busicom, 1968, entraram na Intel. Precisavam de uma pecinha para aposentar lápis, papel e borracha. Dois anos depois a Intel entregou a primeira das memórias….

Quem tudo quer tudo perde

Ditado dos mais antigos, repetidos à exaustão por nossas mães avós diante da voracidade e gulodice total de nós, enquanto crianças, acabou virando título, em português, de uma deliciosa comédia…

“Curtir” era uma armadilha

Jamais nos esqueçamos: Toda vez que algum internauta se encantava com algum post no Facebook e “curtia”, a caixa registradora do “Feice” soava fortemente. E assim, no ano de 2012,…

O ápice da incompetência, ou o dia em que um cliente entrou nu no banco…

Nem tudo são flores no ambiente corporativo de nosso país. Alguns acontecimentos – patéticos e inaceitáveis ‒ só acontecem pela negligência e incompetência de algumas empresas, obrigando seus clientes a…

Linchamento

Por razões que a própria razão desconhece o Estadão, Caderno Paladar, decidiu aferir e eleger a melhor casquinha de sorvete da cidade de São Paulo. Recrutou, supostamente, os maiores entendidos…

Um novo capítulo na reinvenção da saúde

Era uma vez os médicos, os profissionais da saúde, os prontos socorros, os hospitais, os ambulatórios, as ambulâncias, a vida. E aí chegou a tecnologia, começou a disrupção, os planos…

Mercado Livre, ainda um oceano de distância

Não obstante o ensandecimento de parcela expressiva de empresas que entram na reflexão tosca do Já Que: “já que faço isso, faço aquilo e aquilo outro também”, e decidem ser…

A maior migração de toda a história da humanidade

Hoje, dois assuntos em um mesmo comentário. O mundo vive hoje o maior processo de migração da história da humanidade. Se as pessoas tinham medo e vacilavam, antes, hoje com…

Aplicativos têm vida própria…

Assim como os filhos, depois que crescem, decolam, e revelam-se, os novos aplicativos vão ganhando forma e dimensão quase sempre nada a ver com suas razões e motivos iniciais. Adaptando…

Transição religiosa

O mesmo fenômeno que aconteceu na Europa, e demandou pouco mais de dois séculos, no Brasil vem acontecendo de forma acelerada, a partir dos anos 1960. É tão acelerada que…

A Johnson & Johnson pariu um bebê de duas toneladas…

Chega um dia, em que o melhor caminho, é a separação; amigável e necessária. Talvez na vida, e seguramente, nos negócios. Empresas que crescem de forma consistente e espetacular, e…

A última grande festa, a despedida

Por uma série de circunstâncias, o velho e decadente mercado de automóveis despede-se em meio a foguetórios e comemorações. Em uma das poucas vezes de toda a sua história, e…

Adeus, queridos Shopping Centers…

A ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers – acaba de divulgar uma nova e grande pesquisa com os frequentadores de shoppings. Em conjunto com a Fronte, Pesquisa e Análise…

Um quadro de transformação

O mundo, em decorrência do tsunami tecnológico, já vinha passando por um processo radical de transformação. E aí, e com a pandemia, esse processo escalou, adicionando velocidade e pimenta na…

Uma nova CVC

Em meio a um forte ciberataque, a CVC apresentou, no ano de 2021, seu novo modelo de terminal – pontos de vendas, loja. A nova loja CVC. A empresa que…

The long and winding road das montadoras

Uma das mais celebradas canções dos Beatles, The Long And Winding Road, diz, “The long and winding road that leads to your door / Will never disappear / I´ve seen…

Foi ótimo, mas, pouco me lembro…

Por linhas tortas e em decorrência do tsunami tecnológico e seus gadgets, nós, seres humanos, vamos descobrindo e constando as tremendas limitações de nosso cérebro. O quão pouco somos capazes…

O que dá para rir, dá para chorar

Um dia, um inventor húngaro e naturalizado argentino, László Biró, 1899/1985, conseguiu patentear uma caneta esferográfica. Tempos depois, Marcel Bich, comprava com seu sócio Édouard Buffard no ano de 1945,…

Milagres, às vezes, excepcionalmente, acontecem

E assim, e praticamente contrariando todas as previsões, a Embraer conseguiu “levantar, sacodir a poeira, e dar a volta por cima”. O chamado turnaround. Ainda não concluído, mas com enormes…

25 de setembro de 2008. O dia em que a Sadia mergulhou em crise irreversível

Nas colunas mais bem informadas do País, no final de janeiro de 2023… a informação de que a Marfrig se encontrava a um passo de assumir o controle da BRF…

Previsões e previsões

Durante anos, dezenas de supostos videntes viviam da previsão sobre eventos futuros que faziam para seus clientes. Até hoje, um número grande de pessoas tem por hábito consultar seus videntes…

A vida tem sons

Faltava um exemplo. Faltava um exemplo definitivo e arrebatador de um grande salto só possível através da inteligência artificial. Agora não falta mais. De alguma forma, a canção imortalizada pelo…

O retorno à vida

Finalmente aconteceu. E nos emocionamos! Foi numa sexta-feira, 4 de fevereiro, 2022, página C6, Caderno Cultura e Comportamento, Estadão: e uma lufada de alegria, felicidade e esperança invadiu o MadiaMundoMarketing….

A nova cultura no trabalho

Ainda estamos muito distantes de um entendimento e compreensão sobre uma nova cultura no formato e no ambiente de trabalho. Mas, algumas considerações podem ser feitas com total e absoluta…

Brasil inaceitável

No Carnaval de 2020, enquanto a pandemia começava em nosso país, o Governador do Estado de São Paulo na época, João Agripino da Costa Doria Júnior, comandou uma caravana de…

Where is the beef?

Segue a vida, covid convertendo-se, depois da devastação, numa gripe mais forte que deverá marcar presença de tempos em tempos, e as empresas, sobreviventes, retomando suas atividades. E, dentre essas,…

O Nubank e seu criador, David Vélez

Meses atrás, uma grande entrevista do hoje multibilionário David Vélez, fundador do Nubank, criador do maior banco digital do mundo, o Nubank. A entrevista foi concedida à revista Veja, e…

Cada um vê e enxerga o que quer, ou, nômades digitais

O Brasil, através de seus governantes, vê o advento dos nômades digitais como uma excepcional oportunidade para atrair para o país, milhares ou milhões de jovens que trabalham pelo mundo,…

Uma nova Kopenhagen

A semana passada, conforme amplamente noticiado, a Nestlé comprou a quase centenária Kopenhagen. Criação do casal David e Anna Kopenhagen, comprada em 1996 pelo Grupo CRM – Celso Ricardo de…

Virgin. Veio, não decolou, partiu, voltou e agora vai… Voar!

O ano era 2020. Quem diria o que estava por acontecer. Richard Branson ensaiou bastante, pesquisou mais ainda, antes de decidir trazer uma de suas mais de 100 empresas que…

A crise do petróleo chega às religiões

Não todas, apenas as que têm por hábito recomendarem a seus seguidores e devotos que acendam velas. Com a disparada do petróleo, o preço da parafina, derivada do petróleo foi…

A borboleta, o sapo, a abelha

A borboleta. Um dia, 1960, Edward Lorenz, meteorologista do MIT – Massachusetts Institute of Technology registrou, mediante diferentes experiências e estudos, “O bater das asas de uma borboleta no Brasil…

O que aleja e mata, salva… O que vicia, cura…

Os exemplos na história da medicina curativa, isso mesmo, aquela que produz e industrializa remédios, são às centenas. Remédios, ou, princípios ativos devastadores, proscritos e proibidos, passam, diante de novas…

Eficiência e Eficácia

Atendendo a pedidos voltamos a falar sobre as diferenças radicais, extremas, entre Eficiência e Eficácia. Não é raro, pessoas, jornalistas, escritores, políticos, continuarem usando as palavras eficiência e eficácia como…

Belezas perigosas, selficídios

O celular é um dos maiores assassinos dos dias que vivemos. Pessoas, no uso de seus celulares, esquecem-se do mundo e acabam com a vida. Com a própria vida, ou…

E agora, como fica o Airbnb

Ainda não existe nenhuma decisão definitivamente transitada em julgado, mas o cerco ao Airbnb, e, por decorrência, ao chamado Aluguel por Temporada, vai se apertando. Meses atrás o Superior Tribunal…

O novo, e, a vida das empresas encurtando

Tirar a bunda da cadeira, e, sempre. Era o que recomendava nosso adorado mestre e mentor Peter Ferdinand Drucker. Não ficar trancado em ambientes fechados, rodeado de puxa-sacos e bajuladores,…

Inovar é preciso e sempre

Muitos dizem, “mas… não tem mais o que inovar?!” Sim, sempre tem… A possibilidade de inovação é infinita. Sempre é possível inovar-se. O mundo não é estático, a vida muda,…

Por que os applemaniacs amam a Apple?

Direto à resposta. A Apple, até hoje, tem sido a única empresa que se dispôs a pegar todos nós, seres humanos e ignorantes em tecnologia pelas mãos, e introduzir-nos, com…

Cenas do passado, no presente, olhando para o futuro

Não tem jeito. Leva tempo, e muitas vezes é quase impossível, para empresas e empresários, conviverem e aceitarem uma nova realidade. Ainda é comum assistirmos discussões infindáveis no plano de…

Fake News, manchete do caderno imóveis de Valor

Nem todas as pessoas, por maiores cuidados e advertências, sabem que matérias produzidas por equipes do estúdio comercial das plataformas de comunicação, são publicidade. Que essas aparentes e supostas matérias…

A Reinvenção da Leroy Merlin

Enquanto muitos de seus concorrentes jogam a toalha e até mesmo colocam-se à venda, a Leroy Merlin dobra a aposta e revoluciona-se. Em direção e sentido, cada vez mais, da…

Histórias inspiradoras, ou, coxinhas, por amor…

Se a oportunidade bater em sua porta, mesmo que você não saiba e desconfie do que e de quem possa ser, abra. Se não bater – e não tem batido…

O pai da Barbie, a ignorância do Nobel, e a inteligência natural

ATENDENDO A PEDIDOS, o artigo do MADIA publicado no PROPMARK, na edição com data de capa de 30 de janeiro de 2018. Como muitas coisas na vida, um artigo escrito…

O fator tempo

Qual a diferença de uma crise em tempos de normalidade, e as de agora, tempos de brutal anormalidade, tempos de tsunami que devasta bases e assentamentos e que coloca o…

A batalha final, Carrefour X Casino. Carrefour pule de 10!

Aproveitando-se do excepcional e espetacular momento em que sobram pontos comerciais nas principais ruas e avenidas do Brasil, e seu inimigo Casino – leia-se Pão de Açúcar é colocado à…

A medicina corretiva acelera

Está acontecendo no mundo inteiro, mas, temos um ótimo e emblemático exemplo no Brasil. Muitas e novas empresas surgindo de tempos em tempos, dentro das diferentes especializações que a nova…

Pés, mãos, cabelos, pele, e, agora, a cabeça

Muito brevemente, em todos os shopping centers do país, que como tenho dito a vocês, vão converter-se em Living Centers, além dos tradicionais espaços para tratar dos pés, das mãos…

10 anos em 2

Na expectativa dos especialistas, o comércio eletrônico responderia por 20% das vendas de todo o comércio, apenas e a partir de 2030. Porém, veio a pandemia… Por questões emergenciais e…

A nova versão do chamado luto prolongado

Algumas pessoas, poucas pessoas, em situações de normalidade, tinham grande dificuldade de superar a dor da perda de um ente querido. Levavam bem mais tempo que outras pessoas. Estavam dentro…

Dormir bem

Tenho certeza que não exista um único empresário e profissional, um único ser humano, que não saiba quão importante é dormir bem. O peso que se carrega por uma noite…

Vivendo e aprendendo a jogar

Como na composição de Guilherme Arantes, que ganhou a preferência das pessoas na voz de Elis Regina, “Vivendo e aprendendo a jogar. Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo…

GAAS – Games As A Service

Chegou lá. Meia volta, volver! E assim aconteceu. Indústria de games despedindo-se de consoles e cartuchos e tudo o mais, e produtores de games migrando para assinaturas. GAAS – Game…

Quem foi rei…

Existe um antigo provérbio, repetido à exaustão e que envolve uma tremenda tolice, em todos os sentidos. Esse provérbio diz que, Quem foi Rei nunca perde a Majestade… Talvez isso…

Quando seremos um país sério?

E aí decidiu-se criar um fundo para o financiamento do ensino superior. E o Ministério da Educação criou em 1999 o FIES – Fundo de Financiamento do Ensino Superior. Diante…

Vozes do futuro

Na edição do mês de novembro de 2021, a revista Época Negócios trouxe, o que denominou a revista, de Vozes do Futuro. Empreendedores que estavam alguns ou muitos passos à…

Ela, Ana Maria Braga

A TV CONSTRUIU E O DIGITAL ESCALOU. TEM MUITO MERECIMENTO, E CLARO, UMA BOA DOSE DE SORTE. MAS SEM SORTE, MELHOR MESMO NEM SAIR DE CASA… De que adianta o…

Façam o que eu digo, não façam o que eu faço

Está lá, na Bíblia Sagrada, Mateus 23, Jesus, diz: “Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes…

Self-Checkout

É essa a denominação que muitas empresas da nova economia vêm adotando, fazendo, praticando. Demissão pelo digital, a distância, de forma seca, dura, gelada, devastadora. Como cantou Vandré em Disparada,…

Às moscas, ou, abarrotados de fantasmas

Conforme mais que previsto, aconteceu. E vai se agravar ainda mais. A pandemia era o vendaval que faltava para assoprar de vez as empresas na direção de repensar suas estruturas…

O novo negócio dos automóveis, ou, a última fotografia

Ao apagar das luzes do negócio de automóveis, como foi nos últimos 100 anos, e a véspera da decolagem do novo mercado de automóveis, as mudanças seguem a toda velocidade….

10 anos de laranjinhas

Em muitos momentos os mais céticos acreditavam que o projeto de mobilidade urbana e sustentável patrocinado pelo Itaú Unibanco fosse pipocar e as instituições desistiriam, diante das primeiras e grandes…

Roche, o exemplo

Não nos lembramos, consultores da Madia, e, nos últimos tempos, de termos nos deparado com uma empresa que tenha verdadeiramente compreendido e reagido, positivamente, aos megadesafios que hoje estão colocados…

BT no RH, ou, contratando com olhos vendados

Durante décadas, as empresas de alimentos e bebidas, de rotina, recorriam aos chamados BT – Blinded Tests – e se davam por felizes. Por uma burrice infinita ou extrema ingenuidade…

O fim das linhas divisórias

Durante anos, décadas, o editorial e o comercial das publicações não se falavam. Qualquer encontro entre o Editor ou Redator Chefe, e o Diretor Comercial de uma publicação pegava mal….

Os que chegam antes, e os que chegam depois

Via de regra, é parte da história, os mais antigos, com mais anos de vida, têm uma grande vantagem sobre todos os que chegam depois. A vantagem do tempo de…

Para B3, devagar e sempre, assim como a maioria das empresas…

Por mais que se queira, o resgate de um mundo mais justo, igualitário em todos os sentidos e dimensões, ainda demandará, mais que anos, décadas. A B3 – que continuarei…

A moeda tempo, Spotify… Ou, 10 anos é o novo longo prazo

Todas as flexibilizações são possíveis, exceto, a da moeda tempo que as pessoas dispõem. E que cada vez mais, é mais escassa. Não é que o tempo diminuiu, o dia…

A voz de sabedoria: Marcilio D´Amico Pousada, RaiaDrogasil

Num momento da história e da vida em que boa parte dos players acreditam serem capazes de fazer e vender tudo para todos, uma luz de sensibilidade e juízo. Em…

Para BS – Branding Schizophrenia, só, BR – Branding Rescue

Todas as vezes que uma grande empresa sai às compras no mercado, muitos dos seus acionistas e profissionais vão à loucura e ao delírio. Absolutamente convencidos que o 1 +…

E a Globo, como anda a Globo…

Durante décadas, víamos TV. Girávamos o botãozinho, ou acionávamos o remoto e saíamos em busca dos canais. Depois veio o cabo, o streaming, a internet, e agora não vemos mais…

E agora, pra onde venta o vento?

Para a surpresa de muitas pessoas, e em coletiva de imprensa, no dia 21 de setembro de 2021, o Google, talvez a estrela maior do Digital, anunciou ao mundo ter…

O Sonho do Dr. Olavo Setúbal

Como sempre acontece todos os anos, existe uma grande expectativa em relação a balanço dos grandes bancos do País referente ao primeiro trimestre do ano, uma espécie de bússola ou…

Os velhos truques, mágicas improváveis

Anos atrás, num momento triste da economia brasileira, um presidente pediu e a indústria, fazendo-se de louca, e de forma medíocre e criminosa, atendeu. Naquele momento nascia o tal do…

Marca é tudo. E, é!

Foi para isso que viemos ao mundo, como nos ensinou Vinicius de Moraes. Versando sobre o Sentido da Vida, escreveu: “Para isso fomos feitos, para lembrar e ser lembrados”. Claro,…

Esqueceram-se do buraco

“No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra Nunca me esquecerei desse acontecimento Na…

O “CHATODOGPT”, ou, o dilema dos restaurantes

Em todos os lugares que vamos e frequentamos o tema é sempre o mesmo Inteligência Artificial Generativa, ou o tal do “CHATODOGPT”. Baixou o pânico! E num determinado momento, as…

Car: The dream is over

O sonho, se ainda não acabou por completo, reduziu-se e em muito. Durante décadas o sonho do brasileiro era ter seu fusquinha, seu Fiat, sua Kombi. E ainda, Romiseta, Gordini,…

O Automarketing

Chegamos só, e só partiremos. Os que recebem cinzas na quaresma, ouvem, “quia pulvis es et in pulverem reverteris” – és pó e ao pó hás de voltar”. Entre o…

De puxadinho em puxadinho

Neste momento da história da humanidade, o vírus do Já Que faço isso, faço aquilo também tomou conta da maioria das empresas, e que, e assim, não vacilam na ciência,…

Ressuscitação, é possível, em business?

Não, uma impossibilidade absoluta. Mas, como toda a regra tem exceção, vale a pena acompanhar e conferir. Durante meses, uma recém-nascida, com poucos anos de vida, assumiu a liderança do…

A migração continua: de shopping para living centers

Há mais de 10 anos, e sempre que os consultores da Madia são perguntados sobre o futuro dos Shoppings Centers, temos respondido que caminham em direção a se converterem em…

Vida antecipada, em duas dimensões

Poucos campos de atividade têm apresentado conquistas e evoluções tão espetaculares quanto a medicina e a saúde. Uma mesma rubrica, um mesmo título, encerra dois sentidos diferentes, e os dois,…

Sem sorte melhor mesmo nem sair de casa

Futebol não é a vida e nem o ambiente de negócios, mas, possibilita ótimas reflexões sobre a importância da sorte e das circunstâncias em nossas vidas. José Ortega y Gasset,…

Ovo tem marca?

Aparentemente, o pior que pode acontecer, caso o negócio não dê certo, é o Ovo ganhar uma marca. A marca da Granja Faria. Vou desde logo dizendo que eu, Madia,…

Reposicionamento radical e completo do Grupo Accor

Roberta Vernaglia, está há mais de 12 anos no Grupo Accor. Começou comandando o marketing na América Latina, e após sucessivas promoções hoje é a responsável como Vice-Presidente pelo marketing…

Proteína de laboratório

Meses atrás a JBS comprou a startup espanhola BioTech Foods. Dando sequência a seus planos de assumir a liderança do território da chamada carne cultivada, isso mesmo, como se fosse…

As previsões de Ben Hammersley

Ben Hammersley, da cidade de Leicester, Inglaterra, abril de 1976, é um respeitado jornalista e consultor especializado em tecnologia, e comanda sua empresa de previsões futurólogas, a Hammersley Futures. Meses…

A pandemia do TFTT – Todos fazendo tudo para todos – a toda velocidade

Como temos comentado com vocês, bateu o desespero na quase totalidade das principais empresas do país. Todas elas, com raríssimas exceções, acreditam que, para garantir um lugar no futuro, precisam…

Geração Z

A geração Z, nascidos entre 1990 e 2010, portanto hoje entre 13 e 33 anos, chegando ao mercado, e revelando-se, conforme mais que esperado, a mais nativa digital dentre todas…

O Brasil na rua, ou, o Brasil das ruas

De uma forma mais elegante decidiu-se chamar as pessoas que moram e vivem na rua de pessoas em situação de rua. Legal, já não é fácil e assim nada como…

O spin-off amplo geral e irrestrito começou pela China…

Conforme já comentamos com vocês, testemunharemos nos próximos meses/anos, os maiores spin-offs de todos os tempos. Desmembramentos obrigatórios e venda de empresas. A China antecipou-se e saiu na frente no…

Esmola, bacia das almas, cala boca…

Sem pompas e muito menos circunstâncias, 20 organizações da imprensa brasileira fecharam, meses atrás, parceria com o Facebook. Briga que vinha de longe termina num troco de R$13,7 milhões a…

Mais uma que se despede

Temos repetido, nós, consultores da Madia e à exaustão, que um dos negócios mais desafiadores que existe – em nosso entendimento o mais desafiador dentre todos – é uma empresa…

Acorda, Jack Daniel’s

Conhecemos o uísque dentro de casa. O Madia. Na casa dele. Bauru, Avenida Rodrigues Alves, 979, telefone 792. Início dos anos 1950. Nas melhores casas da cidade, era costume ter…

“Gaming Disorder”

Dentre as chamadas novas doenças reconhecidas pela OMS, Organização Mundial De Saúde, no ano de 2018, a GD – Gaming Disorder passou a integrar o CID – Classificação Internacional de…

Depois da covid, burnout!

Definitivo. Guardadas as devidas proporções a nova pandemia já em andamento é a do burnout. Um tipo de pandemia decorrente. Decorrente do estilo de vida das pessoas de décadas para…

O fim da sétima arte

Em artigo carregado de emoção e fortes sentimentos, Martin Scorsese, apontado em pesquisa como o nono maior diretor de cinema de todos os tempos, de certa forma, faz uma espécie…

Fogão de seis bocas…

Sexta-feira, 17 de março de 2023. Sala de reuniões da Editora Referência. Armando e Tiago Ferrentini, Gustavo Bastos, e, Fabio e Francisco Madia. Última reunião da fase de planejamento do…

Vergonha. Assim jamais seremos um país de verdade

A cada dois ou três anos nos estarrecemos com a relação mais que promíscua que existe entre algumas empresas, e alguns juízes, e alguns territórios deletérios, tóxicos e pornográficos da…

Reposicionamentos nos territórios das farmacêuticas

Num movimento que surpreendeu o mercado a Takeda, farmacêutica japonesa com 240 anos de existência, vendeu algumas de suas marcas de maior sucesso no território dos OTCs – medicamentos isentos…

Avenues

No anúncio da escola Avenues, um retrato irretocável da realidade brasileira e da absurda e inaceitável desigualdade social. O anúncio da Avenues é perfeito e faz todo o sentido. O…

Lo-Fi… Tem quem goste

Escreve-se Lo-Fi e pronuncia-se “Low Fai”… As pessoas estavam na sala, queriam conversar, mas queriam algum tipo de música que não interferisse e muito menos interrompesse, e menos ainda, prendesse…

E agora, Justiça brasileira?

O nervosismo tomou conta do ambiente jurídico do País. Duas organizações se somaram na construção de um aplicativo para dar notas e avaliar juízes e ministros. Uma espécie de Reclame…

A descoberta, finalmente, das scooters

Meses atrás, uma revelação do gerente de marketing da Honda Brasil, causou perplexidade a quase todas as pessoas que continuavam alimentando-se de crenças nascidas a partir de realidades que vão…

Sobreviventes realizando os prejuízos, ou três anos cancelados…

No final de 2022, fizemos um primeiro balanço da devastação decorrente da pandemia. Naquele momento, escrevemos, “em decorrência da pandemia, centenas de milhares de negócios fecharam suas portas para sempre”….

Radiografia do gigante

Se vocês nos perguntassem, tendo em vista uma dura regulação que vem pela frente, e ainda os riscos de spin-offs – desmembramentos – das chamadas Big Techs, qual dentre todas…

Operação Crossroads, era uma vez…

Com a aquisição da DP Brasil, empresa franqueada da Domino’s Pizza, e aprovação do Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica – a Burger King capacitou-se para a maior Operação…

Festival de cancelamentos, ou, o outro lado de nossos heróis. Ou, ex-heróis…?

Muitas pessoas, mais vividas e sábias que nós todos, sempre nos advertiam sobre a impossibilidade da existência de pessoas 360% perfeitas. Irretocáveis, irrepreensíveis, e que, em todos os territórios e…

Estado Brasileiro, por asfixia, assassinando o Brasil

E, uma vez mais, volta-se a falar em reforma tributária. Claro, com o objetivo único de aumentar impostos. Um país que chegou ao nível de caos tributário em que vivemos,…

Os sonhos mais lindos…

No início dos anos 1960, Francisco Madia, morava na rua São Vicente de Paulo, cidade de São Paulo, e compartilhava um quarto com seu querido e saudoso irmão que partiu…

A nova Caoa. DC, depois do Caoa

Nem melhor, nem pior, diferente. E se maior, só o tempo dirá. Mas em pé e pulsante. Viva! A liderança de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que faleceu na madrugada…

A cultura da pilha

A cultura da pilha, isso mesmo, a velha e boa pilha de nossos aparelhos eletrônicos e que trocamos de tempos em tempos… Considerando-se a importância vital do fator tempo, dependendo…

Investindo em música

A lógica é mais ou menos a seguinte, “quer apostar?” Lógica essa suportando e atrás de infinitos e novos formatos de “investimentos”. Tipo, “quer apostar que não vou morrer tão…

Leitura obrigatória

Não necessariamente da totalidade do livro – claro se você não quiser – nós, consultores da Madia lemos inteiro, fizemos marcas e anotações, e relemos alguns trechos – O Trabalho…

Gafisa, agora, ‒ e assim se diz e declara ‒ fazendo tudo para todos

Conforme comentamos com vocês, e dando sequência a sua espécie de reinvenção, a mais tradicional das construtoras e incorporadoras brasileiras, a ex- Gomes de Almeida Fernandes, hoje Gafisa, deixa de…

AP, e, PP

Isso mesmo, a maioria das pessoas e muito especialmente dos gestores públicos e representantes da população não se deram conta que tudo o que fazia sentido AP ‒ antes da…

Delenda-se, Brasil

Se Cartago precisava ser destruída, diziam os romanos, — Delenda Cartago — o Brasil precisa destruir-se, dizem os brasileiros sensíveis, consistentes, verdadeiros, e que amam o país em que nasceram….

“Não dá mais para segurar, explode coração” … Lembram?

Era o que cantava Gonzaguinha em sua canção Explode coração… Milhões de profissionais em todo mundo, por timidez, desconhecimento, tirania dos chamados sindicatos e organizações profissionais que proibiam, milhões de…

Mc Aprendizados

Superada a pandemia, vamos colecionando sofridos aprendizados de dias, semanas, meses, e pouco mais de dois anos difíceis e complicados. Meses atrás, Paulo Camargo, ex-CEO da Arcos Dorados, leia-se McDonald’s,…

A importância do clima

Todos já se descobriram mais esfuziantes e felizes em dias de sol e temperaturas amenas, mais tristes e retraídos em dias de frio e chuvas, e se pensaram e refletiram…

Tudo tem limite! Tem?

Qual ou quais os limites de utilização da Inteligência Artificial. Todos? Alguns? Nenhum? Nenhum seguramente não. Utilizar-se a inteligência artificial indiscriminadamente para, por exemplo, recriar traços de personalidades e características…

Segurança corporativa de dados

Para muitas pessoas, e ainda, os riscos em relação à segurança dos dados das empresas concentram-se em notebooks e computadores. E onde, segundo essas pessoas, todos os cuidados deveriam se…

Os Megaliving Centers

Como temos comentado com vocês, muito rapidamente, os Shopping Centers, vão deixando de ser Shoppings, e convertendo-se em Living, em Living Centers. Lugares onde se vai para passear, divertir, comer,…

Ele, Rubens Menin

Talvez Rubens Menin seja hoje o empresário brasileiro que mais mexe com a cabeça de outros empresários, e de profissionais de uma forma geral. Extremamente bem-sucedido em seus negócios ‒…

Golden Cross

No jornal O Globo, de meses atrás, a notícia de que a Golden Cross tenta um lancinante “levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima”. Mais conhecido na linguagem…

Com a cabeça nas nuvens. Sempre

Numa manhã do ano de 1981, o presidente da Varig, Helio Smidt na época, agendou uma reunião com o Madia no hangar da empresa, em Congonhas, às 7h da manhã….

Segunda geração de manifestações disruptoras

Com todo o aprendizado do passar por cima e atropelos da primeira geração de startups disruptivas, chegou ao Brasil uma empresa Unicórnio, que se iniciou pela Alemanha, e quer, a…

Dos dilemas dos comandantes

Muitas vezes o líder não acredita no que vê acontecendo com seus concorrentes e decide, no curto prazo, seguir a estratégia que sua cabeça diz ser a correta. E assim,…

Manchete patética e conclusão equivocada

No Estadão de alguns domingos atrás, a manchete de uma suposta grande matéria e defesa de tese. Dizia, “Digitalização da economia leva diretores de tecnologia a assumir cargos de CEOs…”….

A disrupção da disrupção

A última fronteira do varejo on-line sempre foi e continuará sendo o comércio de perecíveis. Frutas, verduras, carnes e vegetais. O que o mundo aprendeu até agora é que além…

Beber menos e melhor assim são os jovens…

De certa forma, esse parece ser o recado das novas gerações à indústria de bebidas. Beber menos e melhor… Independente da pandemia, jovens entre 18 e 24 anos, que tradicionalmente…

Hospício Pão de Açúcar

Tudo bem que a situação do grupo Casino na França e outros países é difícil, mas deveria, se sobrasse um mínimo de juízo a seus dirigentes, preservar talvez a sua…

De mudança para as nuvens

Quem mora nas nuvens é um “nuvático”? Acho que é. Se quem anda pelo mundo da lua é lunático, os habitantes de Marte, Marcianos, desde o dia 02 de janeiro…

C&A à venda?

Lembram dessa notícia? Por tudo o que vem acontecendo deve ter desistido… No dia 19 de outubro de 2020, e pela enésima vez, a notícia de que a C&A encontrava-se…

Os piratas da nova economia

Por mares nunca dantes navegados singravam embarcações dos mercadores de antigamente. E muito rapidamente, foram multiplicando-se os piratas que atacavam próximos às costas, e, mais adiante e até mesmo, em…

Cenas do mundo moderno

Um dia, o Madia perdeu parte das fotografias que se encontravam guardadas e apenas na memória do seu computador. Chamou um técnico, retiramos a memória, mandamos para três especialistas, e…

Todos virando pedintes

O Estado brasileiro, balofo, incompetente, ineficaz, peso morto, que só cria entraves e bloqueios no caminho de nosso país em direção ao futuro, que fica com parcela absurda e escatológica…

Todo cuidado é pouco, ou, a linguagem dos homens

Existe uma distância quase que infinita entre a galera da tecnologia e os demais mortais. A galera da tecnologia convive com a maior naturalidade com as diferentes possibilidades, ferramentas, riscos,…

ESG – Environmental, Social and Corporate Governance

O assunto mais comentado, no ambiente corporativo, e em tempos de pandemia. Governança Ambiental, Social e Corporativa. A maioria das pessoas que fala sobre esse importante e essencial tema, tem…

Juliana Azevedo, a torcedora da Portuguesa que comanda a Procter

Das 250 maiores empresas do País menos de 10 são comandadas por mulheres. E dentre essas menos de 10, a Procter, com a última ou penúltima torcedora da Portuguesa de…

Stupid Legal Branding

Aconteceu meses atrás em nosso país uma das decisões mais absurdas em relação à marca. A toda poderosa Diageo, e sua marca fantástica, com uma narrativa brilhante, Johnnie Walker, ao…

O 4º elo da cadeia de negócios

Pergunta que não quer calar: comporta, existe margem para? Com o crescimento e multiplicação dos marketplaces, praticamente todas as empresas ‒ das indústrias ao comércio – reconsiderando suas políticas. Talvez…

Aziz Jabur Maluf

Chegou ao Brasil no início do século passado. Libanês, de origem humilde, Aziz decidiu abrir uma pequena loja no mês de outubro de 1917, na cidade de São Paulo, no…

A Justiça velha e esclerosada

Em sentença patética, a Gol foi condenada a pagar maquiagem e depilação de suas profissionais. Mais adiante, e com esse tipo de estupidez monumental, a Justiça vai exigir de todas…

Como mais que previsto, deu m…

Meses atrás, escrevemos um artigo a pedido de um querido amigo e editor de uma revista no território da alimentação sobre a suposta invasão dos hambúrgueres vegetais. No artigo, dizia,…

Rotina e emoção, necessidade e desejo, sonho e realidade

Muitos queridos amigos nos cobram uma explicação, sob a ótica do marketing, da compreensão e entendimento das razões e motivos que comandam nossas ações, nós, seres humanos, como cidadãos, trabalhadores,…

O ápice da estupidez

De repente, milhares de pessoas passaram a detestar o nariz. Culpado, o Zoom, o aplicativo rei das reuniões a distância, que decolou e passou a prevalecer a partir da pandemia….

Bebês de pandemia. Os nascidos entre março de 2020 a setembro de 2021

Segundo alguns psicólogos e demais estudiosos, existe uma geração definitivamente marcada em todo o mundo. Uma geração de um curto período de 18 meses. Os que nasceram e viveram seus…

Demorou, mas chegou o american way of eat no Brasil

Ou seja, e se nada for feito, muito brevemente nos defrontaremos com uma epidemia de obesidade em nosso país. Os últimos dados disponíveis do IBGE ainda são de antes da…

Pedro de Godoy Bueno, Empreendedor do Ano, CEO do Grupo Dasa, 32 anos

Um dia, o mais que querido amigo da Madia, Edson de Godoy Bueno, membro eterno da Academia Brasileira de Marketing, e fundador da Amil estava jogando tênis. Fevereiro de 2017,…

Quando morrer for opcional

Acreditamos que, em algum momento, mais adiante, existirá a possibilidade de as pessoas viverem para sempre. Assim como imagino que nesse momento, existirá, de rotina, a possibilidade de as pessoas…

A desculpa “eu sou uma mera ponte” não cola mais

Durante os primeiros 20 anos do ambiente digital, as empresas novas, com forte suporte tecnológico, e em especial as Big Techs, diziam que eram meras pontes. Disponibilizavam suas plataformas e…

No varejo das soluções

Mesmo ainda não esgotadas, as propostas de novos serviços em determinados territórios, muitas empresas passam a considerar investirem e trabalharem em nichos específicos e oportunidades menores, mínimas, e até mesmo…

WhatsApp tudo

E o Zap, como é chamado, já vinha sendo utilizado, mais que Bombril, para mil e uma utilidades. Talvez seja dentre todas as plataformas aquela mais potencialmente qualificada, em todas…

F.O.R.T.O

Artigos, conferências, debates intensificam-se diante da perspectiva da volta das pessoas ao trabalho presencial, e nas empresas. Falando sobre o tema, o presidente da ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria,…

A penúltima linha

Muitas pessoas nos perguntam sobre a entrega de compras através de drones. Quase todas, e como é natural, imaginam-se saindo na janela de suas casas, olhando para o céu, recebendo…

Automóveis é como se tudo fosse começar de novo

Depois de mais de 100 anos a indústria e o negócio de automóveis reinventam-se. Quase 100%. Radicalmente. Do lado dos clientes, uma nova visão e entendimento do que é e…

“O brasileiro é um povo muito limpo”

Quem fez essa declaração, de que o brasileiro é um povo muito limpo, foi uma autoridade, e a partir do volume e intensidade da venda de seus produtos de higiene…

O magneto irresistível

Se há 30 anos alguém dissesse que passaríamos a maior parte do dia olhando para a palma de nossas mãos, onde levaríamos um objeto irresistível, não conseguiríamos imaginar do que…

Passar a vida tirando zeros, ou, dando porrada e asfixiando cidadãos

O balanço das tentativas patéticas de socialismo na América Latina são, simplesmente devastadoras. Desastre total e absoluto. De não deixar pedra sobre pedra. Cuba, por exemplo, depois de 60 anos…

O dia da vergonha

Na sexta-feira, 27 de agosto de 2021, milhares de clientes do Banco do Brasil passaram vergonha. E o que aconteceu com o Banco do Brasil e seus clientes pode acontecer…

O “não tenho nada com isso”, ou, “não é de minha conta”

Redes sociais, bancos, marketplaces, comércio eletrônico, e outras organizações durante os últimos 20 anos não têm o menor constrangimento em dizer “não é de minha conta”, ou, “não tenho nada…

Cavalera, a primeira, de muitas, a mergulhar na crise

A situação de grande parte das chamadas médias empresas brasileiras é, simplesmente, dramática. Ou, desesperadora. Tudo começa com a chamada década perdida, 2011 a 2020, onde a economia do Brasil,…

Terceira medicina

Na chamada terceira medicina, a medicina corretiva, que começa a florescer e já trazer seus primeiros e revolucionários resultados, a que permite corrigir, geneticamente, os eventuais erros que a natureza…

Se os jovens são o futuro – e são – a indústria de automóveis só tem desafios pela frente

Anos atrás, o Detran fez uma surpreendente revelação. Muitos jovens decidiram despedir-se, como propriedade – dos automóveis –, a partir da virada do milênio e muito especialmente de 2001 em…

A decadência dos necrológios e o adeus de Paulo Pompeia

Quando o mundo era menor, os meios de comunicação limitados, todas as pessoas de boa educação, a primeira coisa que faziam ao abrir o jornal era consultar a página de…

Chega uma hora cansa. Melhor assumir e realizar prejuízos do que persistir

Naquele momento, Warren Buffett, declarou, “Decidi vendermos todas as ações que possuíamos das quatro empresas aéreas…”. Depois de anunciar um prejuízo histórico de US$49,7 bilhões, justificou-se: “Durante anos evitei investir…

A pisada de bola do Itaú

Todo o cuidado é pouco. Ao se analisar alguma forma de comunicação considerar não apenas seu phocus – a pessoa ou pessoas a quem a comunicação se destina –, mas…

Flexitarianos

Victorinha, adorada netinha do Madia, não é exclusivamente dos naturais, nem exclusivamente das carnes. Nem carnívora nem vegetariana. Nem vegana. É flexitariana. Não come todas as carnes, mas um franguinho…

As voltas que a vida dá

Uma marca datada em produto novo funciona? Esse é o desafio que uma das mais tradicionais fabricantes de relógio decidiu enfrentar. A Technos é de origem Suíça, criação da família…

Angu de caroço, ou, dupla transição

A expressão angu de caroço tem dois entendimentos. O primeiro original, e que era um pedaço de carne que no tempo da escravidão costumava-se esconder para consumo posterior, ou reservar-se…

Positivo Tecnologia: um retrato mais que revelador para nosso País

Com mais de 30 anos de existência, a Positivo Tecnologia surgiu em 1989, em Curitiba, para fabricar e vender computadores às escolas do Grupo Positivo e às escolas usuárias do…

Carlos Brito

Hoje, vamos comentar sobre um profissional exemplar, Carlos Brito. Ouvimos falar sobre o Brito pela primeira vez na agência de publicidade da Margot Soliani, a Bridge. Uma agência que nasceu…

Saber parar

Uma das virtudes de todos e sempre – pessoas e empresas – é saber parar. Jamais ultrapassar o limite. Por apetite desmesurado e apostando que os ventos sempre soprariam a…

O que restará depois, o que permanecerá em pé?

A primeira bolha da internet literalmente explodiu na virada do milênio. Praticamente não sobrou pedra sobre pedra com raríssimas exceções. Investidores no mundo inteiro perderam centenas de bilhões de dólares….

Bit acelerado, o hit do momento

Lembram, o nome do conjunto era Metrô, e dizia coisas do tipo, “Minha mãe me falou que eu preciso casar pois eu já fiquei mocinha…” e vinha o refrão que…

Histórias da pandemia: vaquinhas, ou, o apreço não tem preço

Em tudo tem que existir uma perspectiva de um final. E muitos, acreditando que em pouco tempo tudo estaria resolvido, decidiram ajudar. Assim, as tais das VAQUINHAS cresceram e se…

Histórias da pandemia: abatidos em pleno voo

O negócio de eventos de todos os tipos e dimensões acorda no quase pós-pandemia, literalmente, destroçado. Tudo ou foi cancelado, ou adiado. Os Jogos Olímpicos, por exemplo, há 8 anos…

Histórias da pandemia: Contigo En La distancia só é bom no bolero

No Estadão de um domingo de meses atrás, e assinada pela jornalista Luciana Dyniewicz uma história simplesmente macabra. De um CEO prestes a completar um ano de empresa e até…

Discriminação e preconceitos nunca mais

Qualquer manifestação, por menor que seja, de discriminação, preconceito, racismo, e todas as demais manifestações carregadas de ódio, estupidez, burrice e/ou ignorância são inaceitáveis. Nas empresas esse tipo de comportamento…

Dossier Prioux

A morte por violência inaceitável e criminosa de um negro, e a morte de uma cadelinha, deram fim, ao menos no Brasil, a uma das mais brilhantes carreiras de gestores…

Vendedores ao infinito

Um dia todos seremos vendedores? Ou, melhor, sellers? Parece que sim… Dentre as novidades decorrentes do tsunami tecnológico a partir do microchip, 1971, um mundo onde cresce exponencialmente o número…

Marc Bernays Randolph

Nasceu no dia 29 de abril de 1958, em Chappaqua, Estado de Nova York, USA, onde um dia aconteceu um trágico acidente de automóvel com um dos Kennedys. Marc fundou…

Osklen, o criador e a narrativa numa mesma pessoa

Como deveria ser sempre! A narrativa de qualquer marca de qualidade, minimamente de qualidade, começa pelo manifesto que seu criador um dia, ao acordar, endemoniado, ou empoderado, diz, inicialmente para…

Os orgânicos

De forma alguma, qualquer comentário nosso no sentido de criticar todos os que procuram, dentro de suas possibilidades econômicas, e facilidades de encontrar, contar com, em suas alimentações, e de…

Airbnb e as sombras

Em entrevista à CNBC, no mês de junho 2021, Brian Chesky, um dos fundadores do Airbnb, quase em lágrimas afirmou, e referindo-se ao efeito da pandemia: “Levamos 12 anos para…

O perfil do comprador dos imóveis de entrada…

De longe, disparado, a melhor e mais importante referência, o melhor e mais consistente benchmark das habitações de entrada em nosso país, os primeiros imóveis, ou, ainda, os imóveis populares,…

Medida certa, diagnóstico errado

Para surpresas de alguns, não de todos aqueles que leram o livro fundamental de Jeremy Rifkin, Sociedade com Custo Marginal Zero, lançado no Brasil no ano de 2015 pela MBooks,…

A despedida de um gigante

Depois de dois shows em Nova York em companhia de Lady Gaga, um novo disco em outubro 2021 com canções de Cole Porter, Tony Bennett, em progressão crescente de Alzheimer,…

Fala sério… A respeito desses números monumentais do digital…

Ainda, e por um bom tempo, muitos dos números referentes ao ambiente digital devem ser lidos e analisados com os dois pés atrás. Definitivamente falta consistência e seriedade. A começar…

Cringe, o Boko-Moko da 2ª década dos anos 2000

Cringe é ser cafona. Sob a ótica da chamada geração Z quando olham para os que os antecederam, os millenials. Ser Cringe é gostar de tomar café, vestir calça skinny,…

Nômades digitais e o Rio de Janeiro

E aí, existia uma correlação absoluta e completa entre moradia e trabalho. As pessoas, mais de 90% delas, trabalhavam na cidade onde moravam. Alguns prestadores de serviços, no entanto, mesmo…

Labirintite corporativa

A sensação que se tem, quando se analisa determinados setores de atividades, algumas cadeias de valor, é que parcela expressiva dos players padece de uma espécie de “labirintite” e vagueia…

Brasil, “o país de futuro duvidoso e passado incerto”

Um dia Pedro Malan disse a frase acima, consagrou-se como frasista e tudo ficaria assim mesmo se algumas pessoas não tivessem ouvido a mesma frase de autoria de Gustavo Loyola….

Negligência e omissão

Quase o nome de um filme… Dentre as marcas mais citadas por péssimas razões no ano passado figura nas primeiras colocações Takata. Isso mesmo, a Takata com seus airbags assassinos….

Assimetria regulatória

Essa a denominação que os três grandes bancos, Itaú, Bradesco e Santander, e por tabela mais o Banco do Brasil e a Caixa, passaram a verbalizar para explicar o terreno…

Pequenas leituras

Nas centenas de leituras de todos os dias dos consultores da Madia, vez por outra cruzamos com pequenas matérias que, e na soma, são reveladoras de um momento das pessoas,…

Esqueceram-se do essencial

No ano passado, 2021, entre 15 e 18 de junho, quatro dias, o Estadão promoveu o Summit ESG 2021. Como temos comentado com vocês, agora não se fala em outra…

O tamanho do Alibaba!

Anos atrás um grupo de empresários brasileiros foi à China e fez o tal do roteiro das visitas às principais empresas daquele país. Visitando o Alibaba, descobriu que há anos,…

Carros voadores

No segundo semestre de 2021 veio a informação de que a Azul pretende mergulhar de cabeça, coração e alma no novíssimo business dos “carros voadores”. Segundo seu presidente, John Rodgerson,…

Falta total e absoluta de profissionalismo

Meses atrás uma notícia varreu o mundo. Supostamente um gesto de Cristiano Ronaldo – simplesmente patético e ridículo – teria provocado uma desvalorização nas ações da Coca-Cola, causando um prejuízo…

Marketplaces especializados

Finalmente começa a cair a ficha, e algumas empresas descobrem que o desafio de ser um marketplace pleno – vender de tudo e de todos para todos é uma missão…

Manés Fogueteiros

Sabe-se lá por quais razões, mas, três das personagens do ambiente empresarial mais interessantes e inovadoras que conhecemos têm um quê de Manés Fogueteiros. Jeff Bezos, Elon Musk, e Richard…

Ignorância, burrice, e perda de tempo, ou, antes de declarar guerra, fez merda…

Poucas vezes nas últimas décadas testemunhamos uma atitude tão medíocre, em termos de negócios e marketing, como a decisão do todo poderoso da Rússia, Vladimir Putin, que a partir do…

Bandidos sanguinários, que matam em massa, silenciosamente, na escuridão da dark web

É rara a semana em que não ocorra um cyberattack. Tendo no seu comando e operação profissionais altamente qualificados e do mal. Isso mesmo, bandidos. A primeira sensação e reação…

Amor pela cidade

No ano de 1954, com alguns amigos de faculdade, o designer Milton Glaser fundou o Push Pin Studios, uma espécie de fortaleza reveladora e redentora da história do design, assumidamente…

Languishing

Languishing é a denominação que o psicólogo Adam Grant deu ao que muitos de nós estamos sentindo, ou começando a sentir. Adam Grant, psicólogo organizacional, durante sete anos o professor…

A volta das marmitas

Quando o Madia chegou à cidade de São Paulo, sozinho, com 13 anos de idade, em fevereiro de 1956, vindo de Bauru, pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e…

Cortaram as pernas do Johnnie Walker. Ficou difícil Walk…

Aconteceu no ano passado. Em meio a pandemia. Uma vez definida e assimilada a personalidade de uma marca, qualquer tentativa de provar que pau que bate em Chico bate também…

PBM – Pandemia de Branding Mistakes! E é devastadora

Os absurdos que vêm sendo praticados em nosso país nas últimas décadas em termos de Branding têm poucos precedentes. Algumas movimentações são, literalmente, criminosas. Muda-se, abrevia-se, transforma-se, procede-se a revisões…

Pequenos detalhes, e tudo roda melhor e fica mais fácil…

No ano de 1976, Olivier Baussan, 23 anos de idade, estudante de literatura, decide instalar uma pequena destilaria em sua casa, no sul da França, e seu primeiro produto, Óleo…

Nada acontece por acaso

Os resultados tem que ser em tudo e por completo. E não apenas, econômicos. É o que se conclui com a troca recente do comando no Carrefour no Brasil. Sai…

Tempo perdido, ou, remédio e gasolina não andam juntos

Vivemos um momento da história dos negócios onde se perpetram as maiores barbaridades, que quem pode mais ou menos pode mais ou menos, que todos acreditam poder fazer tudo, que…

Gambiarra Wine

Hoje vamos conversar a propósito de uma manchete de jornal… Dia desses, matéria da Folha com a seguinte manchete: “Por jovens, vinho nacional veste roupa nova”. E no texto a…

Alibaba, mesmo do outro lado do mundo, reage

Como temos comentado com vocês, para 80% de todas as compras pelo e-commerce, o fator mais importante na decisão é o tempo de entrega dos produtos comprados. E, em comentário…

Branding, por quem sabe construir…

Nos correr de seus 42 anos, a Madia vem prestando serviços de branding para mais de 500 empresas e 3000 marcas. Desde o planejamento, posicionamento, criação e desenvolvimento de marcas…

Licença-paternidade, ou, de que mundo estão falando, onde moram essas pessoas…

Volta e meia nos surpreendemos, consultores da Madia, com manchetes do tipo, “cada vez mais empresas ampliam a licença-paternidade para até seis meses”. Levamos um susto. A realidade em que…

Uma vez mais, a mesma bobagem de sempre: “teste às cegas”

Uma vez mais, e repetindo o que fez em anos anteriores, o Estadão, caderno Na Quarentena, foi atrás do melhor ovo de Páscoa 2022. E adotou como método a mesma…

Casas nas árvores

Nosso saudoso e querido amigo Zé Rodrix mais que queria uma casa no campo. A maior parte das pessoas, também. Mas, uma casa na árvore, quem quer? Numa de suas…

Por que é mesmo que estamos brigando?

A Justiça em nosso país é mais lenta que tartaruga cega e manca que, muitas vezes, e quando chega ao fim uma contenda, as partes, ou uma delas, nem mesmo…

Em busca de carrinhos abandonados

O maior desafio do comércio eletrônico em todo o mundo, e mais especialmente no Brasil, são os carrinhos abandonados. Por mais experiente em compras que nós – na condição de…

Cauda Longa vida breve

Agora e nos negócios uma série de manifestações que se inserem no chamado território da Cauda Longa, e numa subseção específica, a da vida breve. Aqueles negócios que as pessoas…

Decisões equivocadas e sob forte emoção

Dentre os 100 produtos farmacêuticos, os tais de remédios mais consagrados, Nebacetin, do laboratório Takeda, merece uma posição de destaque. Não chega a ser nem um Bombril, nem uma Aspirina,…

Síndrome de Las Vegas

A tal da Síndrome de Las Vegas, a cidade engraçada, divertida e fake dos Estados Unidos, e em tempos de pandemia, onde as pessoas andam com a cabeça meio que…

Não, não enlouquecemos, está escrito no anúncio

Já comentamos com vocês que essa inundação do tal de cashback deve-se a desmoralização dos planos de fidelidade que tinham nos pontos não utilizados dentro de um determinado prazo, sua…

O quase impossível negócio da aviação

Por razões que a própria razão desconhece por completo, e não obstantes os milhares de fracassos de sempre, o sonho e o coração prevalecem. E assim, e como mais que…

Redes sociais versão paga

Nos próximos meses uma grande discussão tomará conta do mundo. Nos últimos 20 anos, as chamadas big techs mais que mandaram ver no tocante aos dados de seus clientes. Mesmo…

Era uma festa

O início de muitas das grandes e endividadas startups de hoje, e que jamais deram lucros, foi uma festa. Lucro? Esquece… Quem ocupasse o terreno mais rápido seria o vencedor…

Investimento? Ou, quando o risco não é o de ganhar pouco. É o de ainda ter que, e todo mês, pagar o rateio das despesas

A expectativa não era de ganhos espetaculares, como se pode ter, por exemplo, quando se especula com commodities ou ações, mas nem também de ganhos mínimos como na Poupança. A…

Brechósworld

O raciocínio, que sustenta a oportunidade, é o seguinte. Durante anos, últimos 50, foi se consolidando e crescendo, uma classe média em nosso país. Que foi comprando, estocando, e guardando…

Marcas soltas, ou, os sem marcas

Em decorrência de erros e acertos, ou de um melhor desempenho dos concorrentes, ou até mesmo de outras circunstâncias, Marcas de Valor, conhecidas, reconhecidas e respeitadas, vão ficando pelo caminho….

Das vitrines estáticas ao live commerce

Lá atrás, nem mesmo existiam as vitrines. Depois, entre a primeira e segunda grande guerra alguns estabelecimentos comerciais, como eram chamados na época, adotaram pequenas vitrines. Mas adiante, as vitrines…

Finalmente, a Riachuelo

De todos os grandes varejos do País, um dos que andavam mais quietinhos era a Riachuelo. Mas, e agora, seu líder Flávio Rocha decidiu falar, e apresentar a visão estratégica…

Amargo regresso, ou, feliz retorno?

Como receber os clientes de volta pós-pandemia. Ou, Club Med, quando o propósito é vender momentos de emoção e felicidade. Poucas empresas em todo o mundo possuem um capital de…

Incompatibilidade cultural irreversível

E aí, no dia 3 de agosto de 2005 a tradicional, campeoníssima e legendária Adidas, para enfrentar os avanços consistentes da Nike, decidiu e comprou a Reebok. Ano passado, março…

Lupo, a máscara da pandemia

Claro, muitas outras empresas também fabricaram suas máscaras, em verdade, milhares de empresas de todos os portes e especializações saíram, no desespero, e tentando dar uma contribuição ao país, fazendo…

“Zoofa”, a doença da moda, ou, o julgamento precoce dos aplicativos de trabalho e reuniões

Um ano e pouco depois o Zoom e demais aplicativos de reuniões, conferências e trabalho a distância são acusados e encaminhados para o banco dos réus. Estão, além de transtornarem…

Som Livre, quando o som chega ao fim…

Talvez nunca as pessoas tenham ouvido mais músicas do que nesses meses de pandemia. Mas, aquela que se converteu na maior lançadora de sucessos do país, durante quase cinco décadas,…

Hot dog, ou, cachorro quente

Se em inglês é divertido e palatável, em português, embora a tradução seja literal, no mínimo, constrange e incomoda. Muitos brasileiros, especialmente num país alucinado por cachorros. Seja como for,…

“Voltswagen”. Whaaatttt???!!

Dentre as 1.000 maiores e melhores marcas em todo o mundo e de todos os tempos, certamente, um dos lugares pertence à Volkswagen. Em alguns países, como o Brasil, a…

As novas frutas, ou, a melancia amarela

Em 1990 decolou o PGH – Projeto Genoma Humano, pilotado por James D. Watson, chefe dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. No conjunto desses Institutos, 5.000 cientistas, 250…

Melitta atropela Nestlé

Algumas das principais transformações no produto café dos últimos 100 anos tem a responsabilidade e levam a assinatura da Nestlé. Apenas para citar duas, a criação e lançamento do Nescafé,…

Nem mesmo a Santinha escapou do Covid, Ou, cidades dependentes do fluxo

Milhares de cidades pelo mundo dependem de algum tipo de fluxo. No final, claro, tudo bate no fluxo de pessoas, mas, para que ocorra o fluxo de pessoas faz-se necessário…

Não era alarme falso, era grito de socorro

Em depoimento emocionado, o presidente da instituição que representa as pequenas lojas dos shopping centers, a Ablos – Associação Brasileira dos Lojistas Satélites, Tito Bessa Júnior, fundador da rede de…

E o submarino… Submergiu

Dentre as empresas que mais vêm se destacando no processo de ocupar espaços, e integrando seu comércio eletrônico com sua gigantesca rede de lojas no ambiente analógico, destaca-se a quase…

The show must go on

Essa é uma expressão comum no meio e na classe artística. O show não pode parar. É verdade, mas às vezes, impossível não parar. Como agora, e há quase dois…

A despedida das maquininhas

Antes que o PIX chegasse, que o país se modernizasse, que saltássemos direto dos cartões para os smartphones e QR codes, que o Whatsapp converta-se nos próximos meses no principal…

Cochilou, dançou, morreu

Se no mundo analógico empresas levavam anos ou décadas para a decadência, no mundo novo, onde a tecnologia assumiu em muitas situações o papel de protagonista principal, condenações à morte…

A morte do escultor do touro

O escultor que mudou a história dos investimentos, das ações, e das bolsas em todo o mundo, morreu. Uma história emblemática de uma iniciativa individual de um ser humano tentando…

A dança das cadeiras

O mundo vive hoje uma espécie de dança global das cadeiras, lembram? Aquela brincadeira que se fazia nas casas de família, e nos programas de televisão, onde sempre tinha uma…

O manifesto Alexandre Birman

Dentre as novas lideranças empresariais em nosso país, sem a menor dúvida, Alexandre Birman é uma das mais consistentes. Pela formação, pelo seu desempenho, pelas suas ideias, pela maneira que…

Mondelez, parece conversa de maluco, mas não é; É assim mesmo…

Numa das últimas edições do Propmark, uma entrevista mais que inspiradora, didática e referencial da diretora de excelência em marketing da Mondelez, Tatiana Gracia. Literalmente, posiciona os snacks que a…

A Reckitt fez o que a Procter deveria ter feito

A Procter & Gamble, caminha para completar seus primeiros 200 anos em 2037, fundada que foi, em 1837, por dois imigrantes originários da Europa. William Procter e James Gamble. A…

Drucker, Hitchcock, James Stewart e Doris Day

Nosso adorado mestre e mentor Peter Ferdinand Drucker aproximava-se de completar 60 anos de idade. E falar sobre o futuro passou a ser pauta permanente de suas palestras, entrevistas, artigos,…

Insuportável, insustentável, chega, e basta!

Meses atrás a notícia que, depois do vazamento monumental de dados do Facebook, dados de mais de 500 milhões dos 740 milhões de usuários do Linkedin estariam à venda nos…

Mamões furados

Nas festinhas das famílias brasileiras de antigamente, e dentre os salgadinhos preferidos, um que chegava às mesas, espetado em mamões, melancias, e, mais recentemente, e poupando as frutas, espetados em…

Derivativos de vinho

Lá atrás, muito lá atrás, tinha uma música cantada por um conjunto chamado Quatro Ases e um Coringa e cuja letra dizia: “Hoje / Hoje eu vi um leão /…

A vazante nos edifícios de escritório

Centro Velho, Paulista, Faria Lima, Berrini, Nova Faria Lima… O ciclo chegou ao fim. A pandemia apenas acelerou a chegada da crise mais que anunciada. Milhares de imóveis corporativos abandonados…

Festival da Cauda Longa

Cauda Longa, termo criado pelo genial Chris Anderson, em inglês The Long Tail, fala de um novo fenômeno ‒ na época, e a partir da virada do milênio ‒, de…

Nova e equivocada moda

Agora, e em muitas empresas, o comando executivo está sendo entregue aos profissionais de tecnologia. Se o critério, se a razão da escolha for exclusivamente esse, o arrependimento será total,…

Relações tensas

As relações entre clientes das empresas aéreas, mais conhecidos como passageiros, com essas empresas, são sempre impregnadas de total e absoluta tensão. O medo sempre está presente. O medo de…

Reed Hastings, um empresário maduro

Reed Hastings, no ano da pandemia, lançou seu livro e que traduz, em seu título, a maneira como vê a vida e os negócios. Seu livro tem como título, “A…

A nova Globo

A nova Globo, por enquanto, é uma grande interrogação. Já se revelava um projeto de difícil execução, um desafio gigantesco diante de uma situação de liderança de décadas, e colocada…

Viver é perigoso

Todos sabem disso. Comprar na internet, então… Imagine se as pessoas não tivessem medo e se sentissem seguras comprando no digital. Mais que na hora das empresas orientarem e cuidarem…

Oportunidades no caos

Às vésperas da eclosão de uma das mais potentes bombas de disrupção do mercado financeiro do Brasil, no dia 17 de novembro de 2020 com a chegada do PIX e…

Hudson Yards

Hudson Yards, finalmente, reabriu. Já era tempo! Mas o The Vessel, não. Talvez, nunca mais… Dentre as ousadias que se comete na ilha de Manhattan, mais conhecida por todos como…

Os “respórios”, ou, núcleo de resistência, ou, tábua de salvação

Como é do conhecimento de todos, com raríssimas exceções – põe raríssima nisso – os restaurantes que ainda não fecharam suas portas, vivem na penúria, rezando, e tentando enxergar alguma…

Moram longe, morrem cedo, e, com a pandemia, piorou…

Uma das mais trágicas e cruéis fotografias da pandemia refere-se aos bairros periféricos, distantes e as pessoas pobres da cidade de São Paulo. No chamado Mapa da Desigualdade, uma compilação…

A espera da luz, ou, hambúrgueres vegetais!

O supostamente gigantesco mercado dos absurdos e patéticos hambúrgueres vegetais continua decolando na maior treva, mediocridade, burrice, e absoluta incapacidade de nascer do zero, do novo, novo, absolutamente novo, revolucionário,…

Mentiras e mais mentiras… De profissionais em busca de emprego

E aí a revista Veja foi atrás, conversou com algumas das principais empresas de recrutamento de executivos, e contabilizou os principais problemas, vícios e ou falhas recorrentes nos currículos. Segundo…

LAS – Life As a Service

60 anos depois caiu a ficha. O ano era 1960. Mais uma edição da Harvard Business Review é enviada aos assinantes. Dentre os artigos da edição, um causa estranheza, dúvidas,…

Nubank, a sabedoria de pegar atalhos e caronas

Talvez a mais importante lição a ser aprendida com um Nubank que, com apenas sete anos de vida, segundo os gestores de investimentos vale mais que o Banco do Brasil,…

Ilusão de ótica, ou, erros clássicos e recorrentes das pesquisas

Nos jornais de um final de semana de pandemia veio a informação de uma queda significativa na frequência dos fiéis nas igrejas. Segundo as notícias, em algumas igrejas, a queda…

Tempos de bunkers e casamatas

Um dia, um dos maiores visionários da cidade de São Paulo, Alfredo Mathias, o mais velho de seis irmãos, nascido na cidade de São Paulo no ano de 1906, formado…

Casa de leilões e funerárias

Em momentos de escalabilidade de mortes de pessoas e de empresas, casa de leilões e agências funerárias prosperam. Por tristes e dolorosos motivos, mas, oportunidades são oportunidades, e serviços, por…

Cavern Club

No dia 9 de fevereiro de 1961, cinco amigos decidiram fazer uma primeira apresentação num pequeno bar da cidade de Liverpool. O Cavern Club. Às oito horas em ponto ouviu-se…

Um brasileiro no comando da Qualcomm!

No mês de junho de 2021, dia 30, Cristiano Amon, 50 anos, assumiu o comando global – CEO – de um dos gigantes da tecnologia – a Qualcomm. Nascido na…

Pringles, a reinvenção da batata

A reinvenção da tradicional batata industrializada tem um marco definitivo. Quando no início dos anos 1960, e consciente que as batatas até então industrializadas e vendidas deixavam muito a desejar…

Exame, 52 anos depois

Na edição que circulou no início do ano passado, quando ninguém ainda sabia sobre uma tal pandemia, edição de número 1201, datada de 22 de janeiro de 2020, processou-se o…

Luxo ou maluquice Varig

Numa manhã do ano de 1981, o presidente da Varig, Helio Smidt na época, agendou uma reunião com a Madia no hangar da empresa, em Congonhas, às 7h00 da manhã….

O novo homem

A cada dia que passa, o ser humano aproxima-se da sua missão. Utilizar toda a dimensão, potência e flexibilidade de seu cérebro, para natural e espontaneamente produzir inovações, ter insights,…

La Pastina, sucessão planejada com amor e carinho. De pai para filha

“Me sinto honrada pela oportunidade de levar o legado adiante…” – Juliana La Pastina. Todos precisamos estar sempre preparados para os acidentes de percurso. Nossas empresas, tão importantes para nós,…

A pandemia atacou os olhos… Ou, consequências das mudanças de comportamento

Com a pandemia, e as pessoas passando mais tempo em casa, vendo mais filmes, lendo mais livros, passaram a usar com maior intensidade os olhos, e muitos foram descobrindo que…

Idosos na fila

Permanecer a distância, só em situações excepcionais, tipo, guerras, pandemias, caos… Em condições normais, e sempre, ao vivo, presencial, lado a lado. E aí, a Folha escalou seu repórter Alfredo…

Lição elementar de branding

Jamais escolha para marca de seus produtos e serviços, muito especialmente para a sua empresa, uma palavra, por mais memorável, engraçada, impactante que seja, que tenha conotação negativa. O castigo…

O antes e o depois mataram o durante

E aí nasceram os aviões. E tudo – mercadorias e pessoas, literalmente voariam. Num céu aberto, sem barreiras de qualquer ordem, e fazendo em menos de um dia o que…

Quando bate o desespero…

Quando bate o desespero, todos saem desembestados e perdidos fazendo tudo pela vida e pelo mundo. Um misto de histeria, esquizofrenia, desespero, angústia de ver um suposto cavalo passar selado…

O sistema é clausura

O ambiente econômico em nosso país é muito mais que inóspito, é estúpido, patético, diabólico, boçal. Décadas atrás Billy Blanco compôs a música Piston de Gafieira. Que traduz com incomum…

Agropecuária urbana

De forma lenta, mas consistente, as primeiras fazendas urbanas vão se multiplicando na cidade de São Paulo. Em 30 anos, lá por 2050, parcela expressiva do que os habitantes das…

Costela, a importância da especialização

Al Ries e Jack Trout diziam, empresas estão mais para laser do que para sol. A energia do sol é infinitamente maior e mais poderosa do que a miséria que…

Brandicídio Unilever 2

A Unilever é uma das empresas campeãs na construção de marcas líderes. Mas, sabe-se lá por quais razões, depois de algum tempo negligencia, cochila, encanta-se com uma bobagem, e joga…

Farmácias, um dos negócios da década

A década que se encerrou em 2020 marca a multiplicação do número de farmácias em nosso país em mais de duas vezes. Sem contar as outras formas de comercialização de…

A volta de Kumruian

Depois de mais de uma década de investidas no comércio eletrônico, colocando em pé uma empresa legendária, a Netshoes, e que acabou não resistindo aos desafios, mesmo depois de ter…

Conclusões precipitadas, ou, o futuro a Deus pertence…

Lembram-se dessa frase? “O futuro a Deus pertence”? Valia tanto para os crentes como para os agnósticos. A partir de um determinado ponto, e diante das pessoas, empresas, organizações terem…

Marcas que não se apagam… Ou, a lição de Fernando Diniz

Todas as pessoas, sem exceção, sempre deveriam tomar todos e muito mais cuidados em seus comportamentos públicos. Todas. Uma das primeiras e mais importantes lições de branding. De branding pessoal….

Jeanete, uma brasileira dos novos tempos

Pensar-se nas pessoas como nos acostumamos, nós, os mais velhos, no correr das décadas, nos levará inexoravelmente a erros monumentais. De certa forma, e neste amanhecer da nova década, 2021,…

Uma visão equivocada sobre a China

O festival de tolices de um mestre de Harvard, com graduação e pós em Oxford, Cambridge, e, Stanford. Uma daquelas pessoas acostumadas a olhar para o futuro através do retrovisor……

Big Techs no paredão. (Não têm do que reclamar!)

Nada era proibido! Pela simples razão que nada existia. E assim, as Big Techs deitaram, rolaram e escalaram. Mas, recusaram-se a assumir qualquer responsabilidade. Agora, e finalmente, trilonárias, irão comer…

Tempos de escuridão

Tudo começou com as dark kitchens. Restaurantes na denominação e proposta, mas em verdade apenas cozinhas, fechadas ao público, e só atendendo pedidos pelos aplicativos. Na sequência chegaram as dark…

“Quem planta tâmaras não colhe tâmaras”

Esse é um provérbio grego e que traduz uma verdade definitiva de muitas situações em nossas vidas. E é preciso ter grandeza de espírito para aceitar e se conformar com…

A Nova Velhinha de Taubaté é o Prefeito de Jacobina

Enquanto todas as empresas que conseguiram sobreviver sangram, procedem a cortes e reduções, despedem, e tudo o mais. Enquanto milhões de brasileiros perderam seus empregos. Enquanto milhões de empresas fecharam…

Hoje, Luiza!

Luiza Helena Trajano, querida amiga, e membro da Academia Brasileira de Marketing, acaba, com total merecimento, de receber o prêmio de Empreendedora do Ano de 2020, conferido pela revista IstoÉ…

Micros e nanosinfluenciadores

Passado o vendaval, uma megatempestade com milhões de pessoas em todo o mundo tentando converterem-se nos tais de influenciadores, com seus supostos trilhões de seguidores, como fingiam acreditar e divulgavam…

Quem diria, as inconvenientes lojas de conveniências

É isso, amigos. Faltava uma pandemia para questionar a viabilidade econômica das lojas de conveniência. Veio a pandemia, e o que era mais que evidente escancarou-se. Só a Rede de…

Tomada de consciência. Será?

Há décadas que a indústria têxtil está mais do que cansada de saber que é dentre todas as atividades a que mais utiliza o chamado precioso líquido da vida, a…

Imagineering, a melhor aula sobre inovação

Em todos os processos de consultoria que realizamos através da MADIA − mais de 1.200 para mais de 500 empresas e mais de 3.000 marcas −, em algum momento nossos…

Um novo Guilherme Benchimol

Do início para este final de década, Guilherme Benchimol, XP, não se reinventou, e, aparentemente, por seu comportamento, também não amadureceu. Evoluiu na medida em que seus planos deram certo,…

2021/2030, uma década para dar uma ordem geral na bagunça

A última vez que isso aconteceu foi em 1944, na cidade de Bretton Woods. Ao lado da OMS, em breve, a OMD, Organização Mundial de Dados. E até o final…

Sharing Economy, ou, você me paga com uma parte do que você economiza

Talvez o mais simpático e menos reconhecido dos heróis da nova economia, o parceiro trabalhador de Steve Jobs, Steve Wozniak, que era capaz de trazer para terra e viabilizar os…

The days of Wine and Roses

Uma das mais bonitas canções de Henry Mancini, Dias de Vinhos e Rosas, é o melhor fundo musical para caracterizar a década que se encerra, anos 2011, e anunciar a…

Pernambucanas, 112 anos depois

Poucas empresas do varejo brasileiro são tão longevas e mantêm-se sadias e vivas como a Pernambucanas. Fundada no dia 25 de setembro de 1908, na cidade de Recife, pelo empresário…

Essa bobagem chamada Cashback

No início, os programas de milhagem eram sérios, verdadeiros. Desde que os aderentes aos programas cumprissem os objetivos previstos tinham direito a um x número de milhas. Quase todas trocadas…

Procurando nemos

Ou melhor, taxistas de todas as cidades do mundo procurando por nós, nemos, passageiros. Desde março de 2020, os motoristas de táxi resistentes, teimosos, e muito especialmente os que não…

Evidências

A campeã dos karaokês completou 30 anos. Início dos anos 1990, Milton Assumpção – o Miltão – procura a Madia e diz, “Madia, o Al Ries e o Jack Trout…

Depois dos sapatos, jeans, outra das vítimas da pandemia

Assim como os sapatos ficaram encostados em armários, ou no chão e ao lado das camas, descansando, em pessoas que permanecem trancadas em casa, deixaram de ser trocados e substituídos…

Mais cedo, ou mais tarde, o contato físico é essencial

Com exceção das milhares de empresas que vendem tranqueiras, todas as demais, que trabalham com produtos com valores inerentes e agregados em diferentes dimensões, e que se exponenciam no uso…

As novas farmácias

Esbarrando em regulações, costumes, impedimentos, finalmente as farmácias cansadas de esperar pelo verde dos sinais das autoridades da saúde, e aproveitando-se das brechas e imprevisibilidades da legislação, vão avançando o…

Bom de classe, é, também, bom de vídeo? Nem por milagre…

A pandemia, como temos comentado com vocês, escancara o que funciona bem em tempos anormais, em relação ao que funcionava bem nos tempos da chamada normalidade. Lembram, nas comidas por…

Asfixiando a galinha, exaurindo a vaca

Mais que recorrente a tentação das empresas de converterem músicos espetaculares de um único e mesmo instrumento, o grande campeão na flauta, ou no piano, tentando fazê-lo tocar com semelhante…

2020, o ano em que quase tudo na saúde foi adiado

Em razão da pandemia, tudo o que não era mortal e inadiável, foi adiado, transferido, postergado, e muitos desses adiamentos ou resultaram em tragédias e mortes, e outros, demonstraram que…

LAS – Life As a Service

No ADMIRÁVEL MUNDO que está nascendo, onde o capital é o CONHECIMENTO, onde a reputação / marca / branding é o segredo do sucesso e da prosperidade, onde o sharing,…

A debandada dos imóveis comerciais

Faltava um pretexto. Ou, se preferirem, uma razão definitiva. E assim, o que estava previsto para acontecer mais adiante foi antecipado pela pandemia. Muitas funções nas empresas sempre foram realizadas…

Tirolez, vem de Tirol, ou vem de Tiros?

“Tirol é uma região histórica da parte ocidental da Europa Oriental carregada de histórias e tradições. Mas, a marca Tirolez vem da cidade, Tiros, Minas Gerais, próximo de Patos. Nada…

SulAmérica Seguros: movimento de mestre

Considerando, mais que acertadamente, a mudança radical naquele que foi um dos setores mais prósperos da economia, o dos automóveis, e na medida em que a relação automóvel consumidores muda…

Suvinil, e Pantone, caprichem!

O dono da régua, William Edwards Deming, iluminou: “O que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. Assim, Lawrence Herbert decidiu criar a régua das cores. Pantone. No Brasil,…

Lembram de Mário Quintana?

“Não me ajeito com os padres, com os críticos e os canudinhos de refresco; não há nada que substitua o sabor da comunicação direta…”, e nós, da Madia, acrescentaríamos, presencial,…

O analógico, o digital, e as nuvens

Mário Quintana pressentiu: “Quero o mapa das nuvens e um barco bem mais vagaroso”. Assim, todos migrando para as nuvens. E, sempre sorrindo, como cantou Charles Chaplin, “Smile, though your…

O fim das grandes sedes das corporações

Em grande matéria meses atrás, no The Washington Post, a dúvida que não para de crescer sobre qual o sentido e o futuro das sedes das grandes corporações. Não, a…

Não foi fácil para ninguém

Todos os dias, desde o final de maio de 2020, todos os dias, milhares de empresas em todo o mundo anunciam cortes em seu capital humano. Umas cortam 10%, outras,…

“Produtos não deveriam morrer jamais”

Na virada dos 1800 para os 1900, estabeleceu-se uma discussão patética. Que não fazia mais sentido continuar-se fabricando produtos que quebravam, ou, “morriam”, apagavam. Que os produtos tinham o dever…

China, a grande vencedora

Para todos aqueles que acreditam e difundem uma espécie de teoria de conspiração, e de que a China teria provocado propositadamente de forma consciente e planejada a pandemia, o resultado…

Pelotons, os novos cabides

No ano de 2012, John Foley, que durante anos foi o CEO da legendária, combalida e decadente rede de livrarias Barnes & Noble, sem maiores pretensões, criou sua startup, Peloton….

O “baile da ilha fiscal” das big techs, ou, os dias de “Wine and Roses” chegaram ao fim…

No dia 9 de novembro de 1889, um sábado, decidiu-se prestar uma homenagem aos oficiais do navio chileno Almirante Cochrane. Decidiu-se por um grande baile na Ilha Fiscal. Mal sabiam…

A Segunda morte de Paulo Machado de Carvalho

Desde que cheguei de Bauru, eu, Francisco Madia, fui morar em Higienópolis. Comecei pela Rua São Vicente de Paula, depois casado, Martim Francisco, Sabará e hoje Bahia. Durante anos, num…

Os novos hospitais

Os velhos e tradicionais hospitais, como a maioria continua sendo até hoje, ocupavam um prédio central ou em lugar de fácil acesso, prédio esse que, no correr dos anos, ia…

O ser humano, a distância, é desumano

Caiu a ficha. A mágica é relativamente possível, mas em pequenas dimensões e em circunstâncias especiais. Nem mesmo um ano foi necessário. 15 meses! Para muitas empresas concluírem que: A…

Chanel 5, 100 anos depois

Quanto dura um produto? Depende exclusivamente da sensibilidade e competência de seus gestores em preservá-lo vivo, pela qualidade recorrente de sua Branding Police. Apenas isso. Por exemplo, Chanel 5. Se…

O próspero negócio da traição?! Ou, publicações sérias deveriam ser mais responsáveis

Tudo o que lemos e ouvimos sobre o digital nos deixa com os dois pés atrás. Por exemplo, recorre-se a números no digital, com a maior tranquilidade, irresponsabilidade e falta…

Centauro e Nike, ou, quando os advogados traduzem as razões, os motivos, e a estratégia

Na quarta-feira, 4 de novembro de 2020, e finalmente, o Cade aprovou a compra da operação da Nike no Brasil pela Centauro – Grupo SBF. Essa compra ocorreu no mês…

Embraer, vendendo esperanças e temendo pelo pior…

O desastre que se abateu sobre a Embraer é, simplesmente, monumental. Tudo deu errado nos últimos cinco anos. Multiplicado por dois. Consciente que sozinha não poderia enfrentar a dobradinha Airbus…

Dois gigantes. Berços semelhantes

Pequenas farmácias de manipulação. Uma na Oscar Freire. Outra “numa portinha” como revela seu portal, “numa rua secundária da cidade de Curitiba”. Hoje, duas referências mundiais. Benchmarks obrigatórios para todos…

Unilever ensandecida

Você já ouviu falar de algum açougueiro vegetariano? A partir de agora vá se acostumando… Não, não estamos brincando. Hoje vamos comentar sobre uma das maiores empresas do mundo, que…

Os novos, múltiplos e infinitos normais…

Num final da semana, e depois de uma série de pesquisas em busca de uma luz, acabamos, nós consultores da Madia, por encontrar numa pequena fresta no digital, no portal…

“Já Que”: O vírus mortal no ambiente corporativo

Em meio à pandemia, e na sucessão das novidades no ambiente corporativo e dos negócios foi identificado um vírus mortal. Com poder de contaminação nas empresas tão ou mais devastador…

Apostas arriscadas, ou, o certo na hora errada

Vez por outra, algum grande empreendimento imobiliário na cidade de São Paulo gera grandes expectativas e provoca impacto colossal. Décadas atrás, anos 1970, o Portal do Morumbi, do visionário Alfredo…

O Caso Cyrela, ou, o peixe é pro fundo da rede…

No ano passado, exatos 10 dias depois da entrada em vigor da novíssima LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – o primeiro caso na justiça. O Caso Cyrela….

Cenas da pandemia, ou, brigando por migalhas

Na falta de passageiros, com aviões parados, e considerando que carga não usa máscara e nem precisa de distanciamento e álcool em gel, as empresas aéreas brasileiras tentaram ganhar algum…

O dia em que o lobo de Wall Street foi a Gramado

Jordan Belfort agora é palestrante. Muitos de vocês conheceram sua história. Está no filme de Martin Scorsese, interpretado por Leonardo Di Caprio, “O Lobo de Wall Street”. No final dos…

Agropecuária? Sem ilusões!

Jamais poderemos negar e muito menos depreciar a importância da terra na vida de nosso país, mas, sem exageros, sem perder de vista que mesmo sendo grande sua importância, seu…

Adeus, Sony! Ou, Akio Morita, seu nome é saudades

Quando Akio Morita partiu a Sony ficou órfã. Continua até hoje. Meses atrás, despediu-se do Brasil. Para os jovens a Sony não quer dizer absolutamente nada. Para os mais andados,…

Metamorfose no varejo

Mesmo tendo sido planejado e construído antes, a 20ª loja da rede St. Marche, que consumiu R$ 7 milhões de investimentos, a do Shopping Villa-Lobos na cidade de São Paulo,…

A última fotografia, ou, nada é para sempre…

A última e derradeira fotografia é a pergunta que se faz sobre a frota de veículos dos países, incluindo o Brasil, e muito especialmente, em relação aos automóveis. Última foto…

De olho no benchmark

Em todos os setores de atividades e negócios, todas as empresas jamais devem tirar o olho, por um único segundo, das movimentações do líder. Um líder, a menos que tenha…

Os primeiros 50 e devastadores dias

Na soma de todos os shopping centers do País, e apenas nos primeiros 50 dias desde que fecharam suas portas, a atividade perdeu R$ 25 bilhões de receitas. O equivalente…

A pergunta que Veja não fez

Na Veja de meses atrás, páginas amarelas, uma longa entrevista com Claudia Woods, 45 anos, nascida em São Paulo, mas que morou 10 anos nos Estados Unidos, e hoje comanda…

O mundo das minorias ou, o mesmo e velho anormal…

Durante tempos as pessoas incomodavam-se com as tais minorias privilegiadas. Que por diferentes razões, principalmente econômicas, tinham acesso a determinados eventos, viagens, cerimônias, realizações, que os demais dos mortais não…

Fake news existem de verdade? Onde tudo começou… Precisamos de censura e tutela?!!!

Da virada do milênio para cá, e em todo o mundo o tema é fake news. De uma forma cínica e enviesada, discute-se apenas as fake news que têm impacto…

“Eleitores confiam mais no jornalismo profissional”

No ano passado, a TV Globo e a Folha encomendaram ao Datafolha uma pesquisa patética. Cujos resultados não serviriam para absolutamente nada porque a premissa não existe. TV Globo e…

Kopenhagen, perdas e danos pandêmicos, e o empoderamento de uma líder

Criada na década de 1920 por um casal de imigrantes, Anna e David Kopenhagen, a Kopenhagen estabeleceu a régua sobre chocolate de qualidade produzido no Brasil. Todos os demais se…

Jair Messias e Djokovic, ou, empresas não têm nem tempo nem competência para mudar quem quer que seja

Tudo que uma empresa precisa fazer é definir um phocus. E entenda-se por phocus aquele conjunto de pessoas que por uma série de atributos – sexo, idade, renda, preferências, vontades,…

Não me engane que eu nem gosto, não quero, e muito menos aceito. A hora da verdade das redes sociais chegou

O boicote ao Facebook e demais redes sociais continua e cresce. A cada novo dia mais e grandes empresas vão aderindo. A primeira pergunta que todos se fazem, é, o…

Reaprendendo a andar, ou, o medo

Mais ou menos isso que estamos testemunhando quando empresas e países ensaiam um segundo/terceiro retorno mais consistente à normalidade. Atenuado o perigo da contaminação, com a vacinação em massa. Em…

Locadoras de automóveis: o melhor e o pior negócio da pandemia, e agora, reinvenção total

O melhor negócio do mundo até o dia 31 de março de 2020, era ser uma das três maiores locadoras de automóveis do Brasil, Localiza, Movida, e Unidas… O pior…

Onde nascem as economias

Temos dúvidas e convivemos com diferentes respostas e versões sobre diferentes fatos da vida. E, assim, prosseguiremos… Muitas dessas dúvidas, e que se revelam permanentemente nas perguntas que habitam nossas…

A reinvenção de Clóvis, ou, o dia em que as flores viraram abraços

Era uma vez o menino Clóvis, na cidade de Duartina, que, aos 10 anos de idade começou a envolver-se com… Isso mesmo… flores. Repito, flores… Aos 12 fazia arranjos, aos…

O pai do rato

“A tecnologia não substitui seres humanos. Apenas, expande e amplifica suas competências” Douglas Engelbart, ‒ O pai do rato. Hoje, ele, Eng todos os dias você que nos lê agora…

SOS Brasil

O monstro vai explodir Não obstante a pandemia, o desemprego, o fechamento de milhões de pequenas e médias empresas, o monstro segue faminto, insaciável, e crescendo. Em poucos meses, vai…

Abraço a distância

Muitas pessoas, equivocadamente, acreditando que daqui para frente, como cantavam Roberto e Erasmo, tudo vai ser diferente, e que o trabalho a distância prevalecerá. Esqueçam. Temos certeza que vocês não…

Os novos atravessadores

Como vocês, mais velhos, devem se lembrar, passamos a vida ouvindo falar mal dos tais “atravessadores”, ou, intermediários. Segundo a imprensa disseminava, e de certa forma o povão reverberava, eles…

200 em 20

Uma das caraterísticas do chamado Tempos Modernos, é a busca de atalhos de escalabilidade. Acelerar e ocupar espaço! Na cabeça da maioria dos novos empresários, mais importante que lucro, é…

120 anos depois

120 anos depois o mega best-seller de Lyman Frank Baum, um dos livros que mais vendeu em todos os tempos (mais de 100 milhões de cópias) – continua vendendo às…

As mulheres e a moda; novidades a caminho?

Não nos acusem de machistas e preconceituosos. Não é que os homens, na média, tenham um comportamento exemplar em relação à moda. Não só não têm como parcela expressiva é…

Lições e aprendizados do presidente da Mercedes

Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz Brasil e América Latina, chegou ao Brasil para assumir o comando da empresa às vésperas da maior crise de todos os tempos da indústria automobilística….

Riachuelo paga para ver e dobra a aposta

A Riachuelo acelerou seus planos e faz dois movimentos significativos e promissores. O primeiro, o fortalecimento de seu relacionamento com a Carter’s. Durante anos, talvez a mais tradicional rede de…

Quando bate o desespero

Bateu o desespero… Até mais que compreensível em micro e pequenas empresas, mas, no mínimo estranho, em grandes corporações. Revelam-se perdidas, e sem saber o que fazer e muito menos…

Espasmos da coronacrise, ou, uma espécie de “pra tudo se acabar na quarta-feira…”

É bonito, é lúdico, emociona. Melhor do que não fazer nada. Mas a onda drive-in decorrente da coronacrise é terapia ocupacional lúdica. Como “business”, como negócio, esquece. De certa forma,…

O mundo das latinhas… E das cápsulas, também…

O mundo das latinhas decola entre a 1ª e 2ª Grande Guerra. Depois de 300 anos de pesquisa, a American Can Company chegou a tal da latinha. Não obstante todas…

Fotografia do digital, ou, a última fotografia antes da pandemia

Como faz todos os anos, Hootsuite e We Are Social publicaram, depois de devidamente revelada, uma fotografia do ambiente digital global, no início de 2020, e referente a 31 de…

O pior momento da pandemia para as aéreas…

Enquanto em nosso país e na terra, todo um esforço era realizado no sentido de amenizar a dimensão da tragédia decorrente da coronavírus com desempregados, desalentados, e desesperançados, com meses…

Carência de abraços

Numa das edições do The New York Times de 2020, um artigo assinado pela Tara Parker-Pope, escritora especializada em saúde e bem-estar das pessoas. Tara foi atrás, ouviu cientistas e…

Natura, um relatório de administração inusitado

Era grande a expectativa. Como a Natura & Co divulgaria seus resultados referentes ao ano de 2019. Onde, e pela primeira vez, de forma mais tranquila e consolidada, poderia apresentar…

A era e a hora das vitaminas

Muitas pessoas descobriram o valor das vitaminas há mais de 50 anos, quando se entusiasmaram com as descobertas e afirmações de Linus Pauling. E seu culto pela Vitamina C. Desde…

“Os guerreiros fica, os comédia sai”

Hoje, vamos conversar sobre o comportamento das pessoas durante a pandemia, e uma canção emblemática, do rapper e compositor Flávio Renegado. “Sei Quem tá Comigo”. Ou, “Us guerreiros fica, us…

Cigarros, 50 anos depois

Nos anos 1970, quando a Philip Morris decidiu invadir o mercado brasileiro de cigarros, ainda não se tinha total consciência da devastação que o fumo faz na saúde das pessoas,…

Vamos falar de CBD!

CBD, ex-Confederação Brasileira de Desportos, daqui para frente Canabidiol! Durante 55 anos a CBD – Confederação Brasileira de Desportos regulou toda a prática esportiva em nosso país, muito especialmente, pela…

Boutades…

Boutades…É como os franceses costumam se referir a manifestações bonitas na aparência, mas pobres e irrelevantes, ou, se preferirem, o tal do “me engana que eu gosto…”. Assim, e numa…

Virgin continua Virgin

Dentre nossos “malucos favoritos”, consultores da Madia, Richard Branson disputa a primeira colocação com Elon Musk. Talvez Musk seja mais criativo e intenso, mas Branson é bem mais divertido e…

A paz pessoal

Sim, mais que concordamos que em momentos como o que estamos vivendo, nessa pandemia a que fomos submetidos, uma parte de nosso tempo deve ser reservada pra reflexões de ordem…

Chanel

Se um dia, alguém conseguiu construir uma marca de inquestionável e reconhecido valor, não é, definitivamente, e em tempos de crise, por maior que seja, que tem que buscar sua…

Delirius Digital Tremens

Supostamente o beato Antonio Conselheiro teria previsto, que, “o sertão vai virar mar, o mar vai virar sertão”. Quando olhamos no que se apresenta, e vemos a Nestlé e a…

O dia em que o mágico asfixiou a pomba e matou o coelho…

Nos últimos dois anos, o mágico e sua mulher iam todos os dias para o aeroporto de Roraima para saber se havia lugares vazios nos voos. Se tivesse, lá iam…

Você é leitor, ou, ouvinte?

Pesquise-se. Conheça-se. Tire proveito de suas características, ou, atenue e proteja-se de suas limitações. A primeira coisa, a saber, sempre, e em seu processo de autobranding, de construir sua própria…

Despertares, ou, devagar quase parando…

E assim, e aos poucos, de forma lenta e precária, algumas atividades começam a despertar. Dois business tentam estimar a dimensão do rombo, estrago, prejuízos. Automóveis e aviões. Algumas das…

Caoa falou

Para muitas pessoas, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Dr. Caoa, é uma espécie de Nova Velhinha de Taubaté, lembram, personagem criada por Luiz Fernando Veríssimo, e que era, “a…

Silvio Santos

Um dia o camelô Senior Abravanel, que nasceu na Travessa Bemtevi no bairro da Lapa, Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1930, que esbanja saúde e acaba…

Amontoa office

De repente, parcela expressiva de pessoas trabalhando de suas casas, e recorrendo às dezenas de plataformas de trabalho e reuniões a distância. Quase todos fazendo zoooommmmmmmm! Tudo precário e provisório….

Estadão na liderança…

A grosso modo, de mais de três dúzias de importantes jornais impresso, do Brasil, sobraram quatro. Estadão, Folha, e O Globo. E no território específico dos negócios e do dinheiro,…

Suvinil, em nome do politicamente correto, deu uma geral

Em meio à pandemia, e ao caos generalizado que vivemos, Suvinil fez uma devassa no “naming” de suas cores e mergulhou num ritual de rebatismos. Em momentos de perda total…

USNS Comfort, o preço do achismo

Podemos decidir e resolver fazer o que quer que seja. Claro, desde que previsto, planejado e ativado, antes. Durante costuma dar merda. Não é em momentos de crise ou durante…

Brennands, Farias, Cardosos… Ou, quando morrer será opcional

A longevidade, a maior conquista dos últimos 100 anos, segue em sua marcha em direção aos 120 anos… Mais adiante 150, 200, a caminho de uma endless life… E finalmente…

O mundo das cápsulas, ou, a tríplice coroa da Nestlé

O mundo das cápsulas começa no ano de 1970, quando a Nestlé constituiu uma primeira equipe de técnicos para correr atrás de uma hipótese. A hipótese de se criar uma…

Santander leva “a lambança da década”

No primeiro sábado de maio, dia 2, 2020, nossos consultores acordam com um anúncio do Santander encapando os três principais jornais do País. Já na primeira leitura mais que suficiente…

Capital humano, ou a crise depois da crise…

Respeitamos, nós, consultores da Madia, os que falam de 2ª, 3ª, 4ª, enésima revolução industrial, mas discordamos radicalmente. Seguimos ao pé da letra o que nos ensinou o adorado mestre…

Villa XP, ou, a “Cidade de Jesus”

Talvez, quem sabe, de forma inconsciente, quase 70 anos depois, Guilherme repete Amador e Lázaro. Que tenha o mesmo sucesso que seus benchmarks tiveram. Para desespero do sócio Itaú. Que…

Camelos ou Unicórnios?

Na nova economia, depois do day after, camelos ocupam o lugar dos unicornios… Será? Unicórnios, bichos agressivos, sedentos, insaciáveis. Que precisam subir a ladeira a toda, e carecem de doses…

Singu, ou, Natura ampliando o espectro

Sem grandes e maiores repercussões, a Natura realizou um primeiro investimento na startup Singu. Um primeiro pé que a Natura coloca no território da prestação de serviços de beleza. Sinalizando…

Coisas do amor?

E aí, em meio à pandemia, flertes, como se dizia antigamente, ou namoros antigos, tentando atenuar ou compartilhar medos, e namoros novos ou já andados, decidem-se por uma aproximação maior….

Boa pra viagem

Dentre as expressões que ganharam vida e se institucionalizaram na coronacrise, uma das que mais vem sendo utilizadas, é, e por donos de restaurantes, boa para viagem. No início da…

O fim das grandes lojas de departamento

Num processo de redução e quedas sucessivas que já dura quase duas décadas, as lojas de departamentos seguem derretendo nos Estados Unidos. Dentre outras, Neiman Marcus, J.Crew, Stage Stores, JCPenney,…

A verdadeira década perdida

Muitas vezes, no correr dos últimos 100 anos, as publicações econômicas chamaram determinadas décadas de, “Década Perdida”. Claro, estavam referindo-se ao desempenho do PIB numa determinada década, considerando-se o desempenho…

Oportunidades para a inovação, segundo Peter Drucker

De tanto ouvir seus discípulos e seguidores pedirem, a nosso adorado mestre e mentor, Peter Drucker, que tentasse sintetizar os diferentes momentos ou situações que possibilitam movimentos de inovação, o…

Cenas do derretimento: Saraiva e Cogna

Neste momento, por crises específicas e monumentais decorrentes de definições estratégicas equivocadas, algumas empresas sentem o impacto da pandemia de uma forma muito maior. Hoje vamos comentar sobre a Saraiva,…

Crise e oportunidade

Na crise descomunal de bares, restaurantes e escritórios, as casas de leilões batem todos os recordes. Mesas, cadeiras, talheres, toalhas, fogões, fornos, todos os dias, aos milhares. Lugares queridos que…

Retorno às origens

O que milhares de pessoas jamais imaginaram um dia acontecer, de terem que voltar as suas bases, origem, raízes, cresce dia após dia nos grandes centros urbanos do país. Muitos…

Diamond Princess

Centenas de empresas, produtos, pessoas, acontecimentos, são candidatos à marca – para jamais nos esquecermos – do que vem sendo a covid-19. Dentre todos os candidatos a marca, a liderança…

Unboxing, outra das palavras da pandemia

Em verdade, e os que são fissurados em tecnologia e gadgets, acostumaram-se, no correr dos últimos anos, com a palavrinha mágica, carregada de expectativas e emoções, unboxing! Que significa desembrulhar,…

Polaroides da pandemia

Polaroide 1 Suzana Bragatto, de Recife, jornalista, morando em Barcelona, produziu para a Folha, o que intitulou de Diário de Confinamento. Na edição do domingo, 19 de abril, traduziu a…

Octavio, o que tinha tudo para ser, mas acabou não sendo

No dia 28 de março de 2007, o G1 noticiava que no mês de junho, o ex-governador Orestes Quércia, maior produtor paulista de Café, abriria uma espécie de templo do…

Zoom, uma das marcas da coronacrise

Nos últimos 180 dias, o simpático e competente criador do Zoom, vem somando alguns bilhões de dólares, no valor de mercado de sua empresa. Só nos últimos 60 dias, e…

Por que a J&J demorou tanto?

Poucos sabem… O ano de 1886 é simplesmente mágico para a história dos negócios nos Estados Unidos. Nesse ano o nascimento de 4 gigantes. Sears, Coca-Cola, Avon e Johnson &…

“Corona” é bom ou ruim?

Corona vem do latim corona. Corona, singular, Coronae, plural. Igual a… Coroa. Por essa razão, algumas famílias, e no correr de gerações, notabilizaram-se pelo sobrenome Corona. E empresas e produtos…

Cancelem 2020! Não, não cancelem!

No século passado, muitos anos ganharam notoriedade e permanecem na lembrança dos historiadores, e muitas pessoas. No caso específico da equipe de consultores da Madia, o grande ano do século…

Brincando de Escritório

Lembram, lá atrás, quando crianças, era comum o brincar de casinha. Agora, na pandemia, brinca-se de escritório. E aí, do dia para a noite, por imposição da coronacrise, parcela expressiva…

Peter Diamandis

Filho de imigrantes gregos e nascido no Bronx, New York City, desde criança pontuou pela inteligência, sagacidade, interesses inusitados, e, inovação. Formado pelo MIT, em genética molecular, doutorado pela Escola…

Warren Buffett e a coronacrise

Se para alguns brasileiros Bolsonaro é um mito, para milhares de investidores nos Estados Unidos, e muitos em outros países, Warren Buffett é o grande mito. O mago dos investimentos….

De como ganhar a vida vendendo medo!

Hoje vamos homenagear um brasileiro que transformou um galinheiro em estúdio e reinou na escuridão das sombras e do sobrenatural pop. Se as pessoas revelam-se ao nascer – são raríssimos…

Prego, parafuso, roela, rebimboca

De uns anos para cá, mais ou menos duas décadas, com a multiplicação das áreas de compras nas empresas, a ignorância tomou conta do ambiente corporativo. Uma espécie de epidemia…

Podcast, esquece! Livros sim, e o sol a caminho…

E o desespero bateu na quase totalidade das plataformas de comunicação analógicas. Exauridas, e na tentativa de segurar leitores e audiências em processo de derretimento e migração irreversível, e diante…

Panetone Bauducco

O primeiro é aquele que as pessoas reconhecem como primeiro. Ainda que, não tenha sido… E o melhor e sempre, o que as pessoas elegem como melhor… tudo o mais…

Nem o Newseum sobreviveu

Claro, ainda muitas manifestações da chamada mídia analógica permanecem em pé. Vivas, mas envelhecidas. Resistentes, mas debilitadas. Firmes, mas pouco a pouco, desfiguradas. E o museu, síntese de um século…

A invasão chinesa, não obstante o coronavírus

Nosso país, passou, no correr de cinco séculos por sucessivas invasões estrangeiras. Até mesmo os chineses pontificaram de forma mais consistente por aqui, nos anos 1950, mas eram… Os velhos…

Comunicação, a batalha perdida

Onde quase todos os países fracassaram na coronavírus crise? Alguns, como o Brasil, além de não adotarem desde o primeiro dia, o uso da máscara. Jamais por imposição, mas decorrente…

O que virá depois? O novo normal, ou, o velho normal?

O que virá depois, e como seremos, é o que muitos se perguntam. Nas últimas duas semanas lemos mais de 100 depoimentos de pessoas esboçando seus primeiros traços sobre um…

Em meio à covid-19, uma… Língua!

Parou as redações, ainda que por poucos momentos. Mas, parou. Mais que na hora de mostrar essa língua de 50 anos para o Coronavírus… Em tempo, Andy Warhol passou perto,…

O day after coronavírus, das pessoas…

Quase impossível pessoas terem um mínimo de cabeça para começarem a conversar sobre os dias pós-crise, mesmo às vésperas da vacinação. Quando a pandemia estiver sob control