A Reckitt fez o que a Procter deveria ter feito

A Procter & Gamble, caminha para completar seus primeiros 200 anos em 2037, fundada que foi, em 1837, por dois imigrantes originários da Europa. William Procter e James Gamble.

A Reckitt Benckiser, britânica de nascimento, completou 200 anos em 2014.

Duas das empresas mais longevas do mundo, e reúnem em sua história a trajetória do ser humano no correr dos últimos dois séculos no território dos negócios. As duas decidiram, recentemente, facilitar a vida de todos os seus stakeholders procedendo a uma redução, diminuição ou simplificação em seus “namings”.

A Procter & Gamble fez porcaria, fez bobagem, optou por virar sigla, P&G, perdeu a força, a consistência, e procedeu a uma simplificação burra mesmo porque falar-se P e G leva mais tempo do que falar de um fôlego só, Procter.

Ou, se preferirem, P&G é micho. Procter é robusto, ecoa, repercute, reverbera, passa segurança, grandiosidade. Ainda bem que as pessoas não deram à mínima e seguem falando, com prazer, Procter!

Já a Reckitt Benckiser teve mais juízo, sensibilidade e sabedoria, e fez o que todas as empresas sempre deveriam fazer.

A partir de agora, é só, Reckitt!

Ainda a melhor recomendação no território da escolha ou simplificações de naming seguem sendo duas palavrinhas mágicas e muito conhecidas dos americanos:

Best e Kiss.

Best – Be simple, stupid, ou,
Kiss – Keep it simple, stupid.

É o que adotamos na Madia e temos recomendado para todas as mais de 500 empresas que contrataram nossos serviços nos últimos 41 anos, confiando que cuidássemos da Branding Police de mais de 3.000 marcas.

Simplicidade sempre.

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