Depois de 50 anos a rede de atacado Makro, uma das pioneiras no território, despediu-se do Brasil.

Vendeu 28 lojas para o Carrefour em 2020, ficou com 24 lojas, todas no estado de São Paulo, e que também foram colocadas à venda.

Em verdade, organização emblemática e pioneira no atacado, acomodou-se num país que imaginava hibernado e sonolento, e não se dando conta de uma nova concorrência, os Atacarejos, e que ofereciam tudo o que o Atacado vinha oferecendo, e, muito mais. Demorou para mudar e perdeu relevância.

Quando decidiu se reposicionar em 2018, migrando gradativamente para o Atacarejo, era tarde demais.

Novos e poderosos concorrentes já tinham tomado conta do mercado.

Assim, realiza seu ritual de passagem com a venda do que sobrou das lojas. E sem conseguir concluir o processo de venda, 2022 marcou a despedida definitiva do Makro no Brasil.

Fundada no ano de 1968 pela SHV Holdings, Amsterdã, investiu e cresceu no Brasil até 2020, momento em que decidiu jogar a toalha e dar-se por vencida. Chegou a ter 62 lojas por aqui, com presença em 23 estados, mas perdeu o tempo, errou o compasso, tropeçou no ritmo, e assim, e como mais que previsto, partiu.

Makro, era uma vez…

Tags:

Deixe uma resposta