Numa manhã do ano de 1981, o presidente da Varig, Helio Smidt na época, agendou uma reunião com o Madia no hangar da empresa, em Congonhas, às 7h da manhã. Queria contratar a Madia para criar uma nova empresa para a Varig. Uma agência de propaganda.

Depois das conversas iniciais, o Madia perguntou ao sr. Helio o porquê dessa decisão e ele respondeu, “Madia, em poucos anos, o número de executivos viajando de avião cairá substancialmente. Está chegando uma novidade no mercado que vai devastar a aviação comercial. Hoje, nos aviões da Varig, de cada 100 lugares, 70 são ocupados por profissionais a trabalho e 30 por turistas. Vou perder, com a chegada dessa novidade, no mínimo a metade dos profissionais. A Varig precisa diversificar”. Madia ouviu, permaneceu calado e morrendo de curiosidade.

A Madia foi contratada e, 120 dias depois nascia a Expressão Brasileira de Propaganda, sob o comando do saudoso Carlos Ivan Siqueira. Em menos de 10 anos era uma das maiores agências do Brasil e foi comprada pela Young & Rubicam. A Varig vendeu porque o temor que o “seo” Helio tinha não se confirmou.

No dia em que o trabalho foi concluído e entregue, o Madia não resistiu e perguntou ao sr. Helio, “que novidade é essa que causa tanto medo às empresas aéreas?” E, falando baixinho, quase sussurrando, o sr. Helio respondeu… “o fax”!

Desde então a aviação comercial passou e superou por diversas crises, incluindo a derrubada das torres de Nova York, que provocou medo nas pessoas, e os aviões decolaram meio vazios durante dois ou três meses.

Mas, nenhuma crise se compara à atual e decorrente da pandemia. Todas as empresas aéreas precisarão, de, no mínimo, cinco anos, para eventuais sinais de recuperação.

De qualquer maneira, voar é meio que uma obsessão para alguns seres humanos. Três dos mais importantes empresários da atualidade, Jeff Bezos, Elon Musk, e Richard Branson, mais que bem-sucedidos em seus negócios, querem mesmo é voar e conquistar outros planetas, começando pela lua… Os maluquinhos brasileiros, loucos por avião não ficam atrás.

Tanto que, e considerando a quantidade relativamente desproporcional de empresários que pretende ter um avião, mas não consegue ainda bancar sozinho com a manutenção, a Anac regulamentou as empresas de compartilhamento de aeronaves, tentando dar uma organizada nos sonhos desses queridos maluquinhos…

A regulamentação entrou em vigor no mês de agosto de 2022, e criou a figura da empresa responsável ou administradora. Que se responsabiliza pela manutenção do avião, e garante que os parceiros nas aeronaves tenham seus interesses de voar contemplados.

Se o sr. Helio Smidt, há 40 anos, preocupava-se com a chegada do fax, o que dizer-se hoje quando tudo está na palma de nossas mãos ou nas telas de nossos computadores e smart TVs. Mas, e mesmo assim, a paixão ou o fascínio, ou o desafio de voar continua motivando boa parcela de seres humanos…

No final de 2020, a frota de aeronaves em nosso país totalizava o número de 16.032. Sendo 642 aviões de carreira, das empresas aéreas, e o restante dos apaixonados por aviões…

Repetimos, nós, consultores da Madia, o que temos dito com insistência. Aviação como negócio, de qualquer porte ou dimensão é, em termos econômicos, uma temeridade. Os riscos são absurdamente desproporcionais às perspectivas de resultados.

Apenas 10% do sucesso, exagerando, depende da gestão de seus administradores. 90% dos chamados fatores externos…

Você iniciaria um negócio que tem 9 em 10 situações chance de dar errado? Muitos empresários brasileiros, mais que entrar, mergulham de cabeça, coração e alma … Vai entender!

Tags:

One thought

Deixe uma resposta