O maior desafio do comércio eletrônico em todo o mundo, e mais especialmente no Brasil, são os carrinhos abandonados.

Por mais experiente em compras que nós – na condição de internautas – sejamos, qualquer movimento estranho, passo em falso, vacilada do computador, qualquer coisa que aconteça durante a navegação é mais que suficiente para largarmos o carrinho e pularmos fora. Muitas vezes e com o coração batendo… Quase saindo pela boca!

Dos que estão fazendo compras pela primeira vez, então, menos de cinco conseguem chegar até o final.

No conjunto dos compradores, de cada 10, sete não chegam até o final e os carrinhos carregados de produtos vão ficando pela digisfera, numa espécie de almas penadas… Além do medo, da falta de prática, e muito mais, erros de conta são, talvez, a segunda principal razão do abandono dos carrinhos. E o erro de contas pode acontecer em diferentes situações.

Desde compras que não alcançam um valor mínimo para não existir cobrança de frete, ou as pessoas se esquecendo de que teriam que pagar o frete, ou cálculos errados e no final as pessoas descobrem que compraram mais do que deviam, e depois, e na sequência, quando o prazo de entrega das compras é muito longo, quando nenhuma das opções de pagamento é viável para os compradores, quando dá o chamado “pau” na plataforma, ou outros acidentes de percurso.

O fator pandemia atenuou um pouco o abandono de carrinhos.

Como em muitas situações era a única alternativa que a pessoa tinha para realizar a compra, acabou esforçando-se mais, contornando problemas, dúvidas e inseguranças, e concluiu a compra. Ao invés de pular fora e desistir, por necessidade, insistiu, e, chegou lá. Fez a compra!

Assim, e durante a pandemia, a participação do e-commerce no conjunto das vendas subiu de 5% para 9%. Quase o dobro. E os carrinhos abandonados caíram de quase nove em 10 para sete em 10.

Em números mais precisos, de 86,9% de pessoas que desistiam de realizar suas compras antes da pandemia, esse percentual caiu para 66% durante a pandemia.

Os carrinhos que deixaram de ser abandonados no digital, agradecem…

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