Alibaba, mesmo do outro lado do mundo, reage

Como temos comentado com vocês, para 80% de todas as compras pelo e-commerce, o fator mais importante na decisão é o tempo de entrega dos produtos comprados. E, em comentário recente, falávamos sobre o Rappi Express que promete entregar, em determinadas áreas da cidade, em até 1 hora.

Nos últimos dois anos, o marketplace que vinha fazendo a cabeça dos brasileiros, muito especialmente das brasileiras, o Alibaba começou a sentir uma perda consistente em suas vendas, na medida em que demorava para entregar.

Anos atrás, o prazo médio de entregas do Alibaba, do outro lado do mundo, era de 60 dias, mas alguns produtos chegavam a demorar quatro meses ou mais. Providências foram tomadas no meio do caminho, melhoras significativas da desafiadora logística de produtos que se encontram a milhares de quilômetros de distância, como, construção de entrepostos mais próximos, passar a trabalhar com estoque nesses entrepostos de produtos campeões de venda, e, gradativamente, com aperfeiçoamento nos sistemas, conseguir que os prazos de entrega fossem se reduzindo. Mas, e mesmo assim, insuficiente.

E no ano passado o Alibaba comprometeu-se a entregar a maioria das compras em até 12 dias. Compras em até 12 dias começaram a ser oferecidas para os clientes da cidade de São Paulo, e gradativamente a oferta foi se estendendo para as demais cidades. Esse prazo, segundo o Alibaba, vale para a maioria dos produtos, incluindo eletroeletrônicos.

Em entrevista ao Valor, e anunciando as novidades, Yan Di, diretor-geral do Ali Express no Brasil enfatizou a melhoria no relacionamento de seu marketplace com seus clientes, e disse, “A interação com os clientes melhorou substancialmente. Temos uma equipe de atendimento que fala português, simplesmente fundamental para todos os brasileiros que gostam de um atendimento humano e humanizado. Melhoramos a logística reversa no caso de algum erro, e ainda ampliamos as possibilidades de financiamento…”.

Fantástico, mas, será que isso será suficiente? Reduzir de quatro meses para 60 dias e agora para 12 é sensacional. Mas, como competir num mundo onde algumas empresas já começam a se comprometer na entrega a prazos inferiores a uma hora?

Provavelmente, e se quiser permanecer competitivo por aqui, o Alibaba terá que proceder a uma revisão radical em sua operação em nosso país. 12 dias é sensacional, é espetacular, para quem se encontra do outro lado do mundo, mas é insuficiente.

Para quem compra, uma espera insuportável.

Tags:

Deixe uma resposta