De forma alguma, qualquer comentário nosso no sentido de criticar todos os que procuram, dentro de suas possibilidades econômicas, e facilidades de encontrar, contar com, em suas alimentações, e de suas famílias, com alimentos orgânicos.

Nossa posição alinha-se à inovação, progresso e desenvolvimento, sempre.

Em nosso entendimento, consultores da Madia, mais de bilhão de pessoas em todo o mundo sobreviveram à fome pelas conquistas alcançadas pelas empresas no processo de preparação, industrialização, manutenção, transporte e distribuição de alimentos.

De qualquer maneira, e repetindo uma vez mais, todo o nosso apoio aos que optaram pelos orgânicos, e conseguem ter acesso físico e econômico aos mesmos. Mas essa decisão ainda esbarra em muitas dificuldades.

Tanto assim que, e segundo estudo divulgado pela Euromonitor, empresa de pesquisa, apenas 1% das vendas de alimentos “in natura” nos supermercados é de orgânicos, sem agrotóxicos.

Nos dois territórios onde os orgânicos alcançam maior penetração, é ainda assim muito pequena – 1,2% e 1,3% – frutas e vegetais. Em todos os demais os percentuais são inferiores a 1%.

Assim, e de certa forma e à margem da grande cadeia de distribuição, os produtores orgânicos vão se organizando recorrendo a soluções alternativas e próprias.

Um exemplo emblemático é o da paulista Raízs, que se posiciona como uma Foodtech. No mínimo, uma associação inusitada, tecnologia e orgânicos no “naming”!

A Raízs acaba de completar cinco anos, e todos os anos vem triplicando de tamanho. Hoje tem aproximadamente 30 mil clientes e se insere no território das assinaturas. Do OaaS – Organics As A Service. Mais que clientes, assinantes, que recebem regularmente uma cesta com orgânicos. Outra parte dos clientes compra direto no site da empresa.

É isso, amigos. Ainda muito a percorrer para a evolução de forma mais representativa dos orgânicos. Talvez com o crescimento da agricultura e da pecuária urbana, a partir da segunda metade desta década, os orgânicos passem a ter uma representação maior.

Com este comentário procuramos trazer para vocês e apenas, a real dimensão do negócio de orgânicos em nosso país. Menos de 2%…

Mas, e por outro lado, como sempre nascem os negócios gigantescos e prevalecentes do amanhã: pequenos!

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