55 (11) 3065-6464 madia@madiamundomarketing.com.br

Brookfield, uma empresa única

29
mar

tarja

 

 

Raro ver-se por esta parte do mundo empresas que investem, mais que a longo prazo, a perder de vista. Cuja filosofia e pensamento esteja voltado, por exemplo, para 2050, quem sabe 2100. Uma dessas poucas e raras é a Brookfield.

Recentemente andou dando algumas derrapadas pelo Brasil, viu sua marca e denominação presente e citada em escândalos, envolveu-se em territórios periféricos e irrelevantes, mas, a consistência de seu posicionamento e crenças superam eventuais “trupicadas” pelo caminho.

Agora coloca à venda sua operação de Shopping Centers. Em verdade, e considerando seu DNA e natureza, um equívoco ter entrado nesse território.

E assim, e nos próximos meses conheceremos os novos donos do Rio Sul e do Pátio Higienópolis.

A propósito, e por falar no Pátio Higienópolis, também uma lamentável escorregada da Brookfield, que passou por cima de compromissos assumidos pelos empreendedores sobre alguns dos imóveis tombados na Avenida Higienópolis. Muito especialmente, um emblemático casarão. De qualquer maneira, e superada a tentação, a Brookfield reconcilia-se com seus propósitos. Já era tempo.

Para quem não conhece o manifesto da Brookfield, assim como história e tradição, recomendo a leitura. A propósito, novamente, todas as empresas deveriam iniciar seus Brank Book com um Manifesto. Mas vamos ao da Brookfield:

“Manifesto”

“Somos uma empresa global, líder em gestão de ativos alternativos, focada no investimento em ativos reais de alta qualidade e de longa duração nos segmentos imobiliário, de infraestrutura, energia renovável e private equity. Nossos negócios incluem um dos maiores portfólios de imóveis comerciais do mundo; operações em infraestrutura que englobam serviços públicos, transportes, transmissão e distribuição de energia, infraestrutura de comunicações e recursos sustentáveis (agropecuária e reflorestamento); investimentos em energia renovável, envolvendo mais de 260 usinas hidrelétricas parques de energia eólica e cogeração a partir de biomassa; além de investimentos em companhias de diferentes segmentos industriais e de serviços, por meio de nossa divisão de Private Equity.

Os segmentos em que atuamos compõem a espinha dorsal da economia global e nossas operações empregam mais de 55.000 pessoas em mais de 30 países. Em todos os nossos investimentos e operações adotamos as melhores práticas de governança corporativa, sociais e ambientais, conscientes do importante papel que elas desempenham na promoção da criação de valor em longo prazo”.

“Nossa história”

“Iniciamos nossas atividades há mais de um século, com a criação do primeiro sistema de transporte e de iluminação pública do Brasil, em 1899. Em 1912, a empresa que deu origem a nossas operações foi listada na Bolsa de Valores de Toronto (Canadá). Desde então, temos direcionado um volume considerável de capital para ativos imobiliários, de energia renovável e de infraestrutura, segmentos que são a base de sustentação de diferentes atividades econômicas em todo o mundo.”

“Nossa tradição”

“A nossa filosofia de investimento leva em consideração a nossa tradição como proprietários e operadores de ativos reais. Antes de nos tornarmos uma empresa de gestão de ativos, investíamos o nosso próprio capital para adquirir, operar e desenvolver esses ativos, o que agrega conhecimento e valor às empresas nas quais investimos.

No início dos anos 2000, com 100 anos de experiência em investimentos, começamos a convidar outros investidores privados para formarem parcerias conosco. Isso marcou o início do nosso segmento de gestão de ativos. Hoje, a dimensão de nossas operações globais significa que temos acesso significativo a um grande número de oportunidades de investimento, enquanto o porte e a liquidez do nosso balanço patrimonial nos permite realizar transações de um porte que poucos poderiam considerar. Para garantir que nossos interesses estejam alinhados, sempre investimos nosso próprio capital em conjunto com o de nossos investidores”.

FRANCISCO MADIA, especial para o MMM.

servicos

Receba a news do Landmarketing

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *