55 (11) 3065-6464 madia@madiamundomarketing.com.br

Uma Casa, Uma Árvore, Um Caminho, Uma Kombi

14
nov

tarja-938

 

 

Durante os anos 1970, no então chamado curso primário, e nas primeiras aulas, os professores pediam às crianças que fizessem o desenho que tivessem vontade de fazer.

5 em cada 10 faziam, naturalmente, o mesmo desenho.

Uma casa, uma árvore, um caminho, e… Uma Kombi. Nos outros 5, ao invés da Kombi, um Fusca.

Semanas atrás a Kombi fabricada no Brasil completou 60 anos.

Antes de ser fabricada no Brasil, convivemos durante sete anos com as importadas pela Brasmotor. Diretamente da Alemanha. A primeira por aqui chegou em setembro de 1950.

Três anos depois, o sistema CKD.

Para quem não sabe, CKD é a sigla para Completely Knock-Down ou Complete Knock-Down – conjuntos de partes de automóveis criados geralmente pela fábrica matriz ou pelo seu centro de produção para exportação e posterior montagem dos veículos nos países receptores desses kits; geralmente fábricas menores ou com produção reduzida.

Ou seja, importávamos as Kombis desmontadas, e montávamos por aqui.

Apenas no dia 2 de setembro de 1957, uma linha de montagem ainda em construção produziu a primeira Kombi fabricada em nosso país.

No mês de dezembro de 2013, a Kombi, e, finalmente, descansou em paz.

De setembro de 1957 a dezembro de 2013, 1.565.050 Kombis saíram da fábrica da Volks em direção às ruas do Brasil, e de mais 90 países.

Nesse intervalo de tempo o mundo deu infinitas voltas. E as paisagens – dos campos, e principalmente das cidades – ganharam novos atores e figurantes.

Peça para uma criança de 5,6 anos de idade fazer um desenho, agora.

E lá permanecem a casa, a árvore, o caminho, e, no lugar da Kombi, a Peppa Pig, a Galinha Pintadinha, talvez, um celular, quem sabe um tablete ou um videogame…

Outros tempos!

FRANCISCO MADIA, especial para o MMM.

servicos

Receba a news do Landmarketing

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *