55 (11) 3065-6464 madia@madiamundomarketing.com.br

Quero ser Youtuber...

8
nov

tarja-937

 

 

Termina a Segunda Grande Guerra. Uma enfermeira e um marinheiro beijam-se em Times Square. Em Bauru, onde nasci, e diante da perspectiva de tempos de paz, os pais viram-se para o menino e perguntam, “Chiquinho, o que você quer ser quando crescer: Médico, Cirurgião Dentista, Advogado, Militar, Funcionário Público, ou trabalhar no Banco do Brasil?”.

7 a 10 opções, alternativas, possibilidades, exagerando.

Eu era um desses meninos de Bauru, ou dos interiores do Brasil no início dos anos 1950. Meu pai funcionário público; minha mãe – do lar – e a maioria das mães queriam que seus filhos homens fossem médicos, e eu não tinha a mais pálida ideia.

Fui começar a desconfiar sobre que caminho seguir quando fiz o curso Clássico no Colégio de Aplicação da USP, na Rua Gabriel dos Santos em São Paulo.

Depois de uma bateira de 60 testes vocacionais a psicóloga sentenciou: em primeiro lugar, arquitetura; em segundo, teatro; e, em terceiro, direito. Fiz direito, mas de certa forma ela intuía que meu caminho seria o do marketing; que soma muito essas 3 alternativas, mas que jamais poderia verbalizar porque naquele momento nem ela nem quem quer que fosse tinha a mais pálida ideia sobre esse tal de marketing.

Salta para 2017. Se um pai resolver nos dias de hoje fazer a mesma pergunta certamente vai passar umas duas horas recitando alternativas de profissões e negócios.

E para não correr o risco de se esquecer de algumas das centenas recomendo o Guia Do Estudante da Editora Abril. E, onde por sinal, estão compactadas e resumidas.

São oito grupos. Só e especificamente em Engenharia e Produção, por exemplo, vai encontrar 67 alternativas, que se subdividem em…

Mas, e dentre todas, e se quiser ver parte da galerinha sorrir, não se esqueça de incluir: Youtuber! Ser um Youtuber!

Em parcela expressiva da galerinha entre 8 e mais anos que tem ou um tablet, ou um smartphones, ou usa emprestado o do pai ou da mãe, tia, madrinha, o canal preferido não se encontra na televisão. Está na palma da mão, perto dos olhos e se chama Youtube.

Por essas e muitas outras razões, o dono do Youtube, o Google, inaugurou meses atrás e no Rio de Janeiro, o segundo maior Youtube Space do mundo. No Porto Maravilha, em mais de 3 mil metros quadrados, e que tem por objetivo profissionalizar os criadores de vídeo em nosso país.

Há 10 anos o número de Youtubers no Brasil era zero. Em agosto do ano passado já eram 290 mil. Hoje, 460 mil, um crescimento de quase 60% no espaço de um ano.

O primeiro Youtube Space no Brasil foi aberto em outubro de 2014, no bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. Uma média de 1000 pessoas por mês passa pelo espaço, recebe treinamento e orientação, e segue a vida.

Em algum lugar do passado repetia-se a expressão, “um dia você vai ter um”.

Nesse ritmo, e se ainda você não tem, um dia você vai ter um Youtuber na sua família. Quem sabe, em sua casa.

Por que não, você?

FRANCISCO MADIA especial para o MMM.

servicos

Receba a news do Landmarketing

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *