55 (11) 3065-6464 madia@madiamundomarketing.com.br

O que Bezos quis dizer

7
mar

949-land-edicao

 

 

E aí, um dos reis do digital, fez um movimento aparentemente estranho, e todos começaram a imaginar o que estaria por trás. O que Bezos via que os demais mortais, uma vez mais, não conseguiam ver.

Assim, meses depois e baixada a poeira da aquisição da Whole Food, por 13,4 bilhões de dólares, e recuperados do susto, analistas e concorrentes tentam entender porque o rei dos Market Places, das vendas online, foi se meter com produtos de consumo diário e baixo custo rodeados por tijolos?

Aquele que até agora brincou de pequenas lojas experimentais, muito mais como ação promocional e eventual do que como negócio de verdade, mergulha de cabeça numa organização que mudou a história dos supermercados nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, e possui mais de 460 lojas que totalizaram um faturamento de 16 bilhões no ano anterior?

Se analisarmos tudo o que o genial e vencedor Bezos fez até agora, e tentarmos tirar alguma frase conclusiva essa frase seria, o comércio físico, analógico, o dos tijolos e concretos, não tem perspectiva no médio e longo prazo.

Diante desse seu mais recente movimento essa eventual conclusão fica prejudicada e cai por terra e somos obrigados a fazer a seguinte e nova leitura:

Bezos reconsiderou e chegou à conclusão que determinados bens, produtos e serviços são absolutamente inadequados e incompatíveis com o comércio eletrônico e com o digital.

Podem até se promover e apoiar no digital, mas acontecem de verdade, no físico.

De certa forma, muito influenciado por sua experiência com o primeiro livro eletrônico do mundo e de sua autoria, o Kindle, que hoje caminha de forma acelerada para o esquecimento.

Mais ou menos como se dissesse, se não deu certo para os livros não funcionará para o arroz, feijão, alface, pão, frutas…

Tudo leva a crer que esse tenha sido o recado. Ou não?…

FRANCISCO MADIA, especial para o MMM.

servicos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *