55 (11) 3065-6464 madia@madiamundomarketing.com.br

Fotos do fundo do poço

7
fev

tarja-land-945

 

 

Gradativamente, devagarinho, aos poucos, a crise vai indo embora.

Um crescimento de 3% ou mais neste ano, e dependendo dos resultados das eleições, um crescimento maior e mais consistente a partir de 2019.

E agora, que vamos nos despedindo do fundo do poço, alguns institutos de pesquisa revelam fotografias tiradas no pior momento.

Tomara que desta vez tenhamos aprendido a lição. Tomara que desta vez e ao emergir o façamos com as mangas arregaçadas e decididos, depois de 518 anos, a construir um país de verdade.

Tomara que tenha caído a ficha ou brotado a consciência que nosso país é muito grande, rico e generoso – em si – para que continuemos a confiá-lo a mãos incompetentes e inescrupulosas. Bandidos!

Tomara que tenhamos criado vergonha e juízo.

E essas pesquisas registrando todos os contorcionismos e mágicas que a maioria dos brasileiros vem precisando fazer nos últimos três anos, para sobreviver com um orçamento mega apertado.

Com um dinheiro que praticamente não existe.

E assim, como decorrência, e segundo pesquisa da McKinsey, três em cada quatro brasileiros mudaram seu comportamento de compra nos últimos anos.

Comprando menos, em quantidade; e um ou dois degraus abaixo no tocante à marca.

– 1/3 abriu mão dos locais tradicionais e preferidos para as compras, e provisoriamente, migrou para lugares relativamente próximos, mas com produtos e marcas de ticket menor.

Daí o sucesso efêmero e provisório dos atacarejos.  Mais adiante, e quando a crise passar, o atacarejos voltarão às origens fornecendo para pequenos estabelecimentos comerciais e ambulantes em geral.

– Dois em cada três brasileiros passaram a dar uma atenção maior as etiquetas de preço.

Com isso, as compras demoraram um pouco mais. Tornaram-se mais cansativas e entediantes.

– 1 em cada 4 abriu mão das marcas preferidas, na expectativa de um reencontro mais adiante.

Consumiram com o coração apertado e a consciência intranquila. Felicidade zero. Mas antes de partir deram uma olhadinha nas marcas de confiança dizendo, quase como Drummond disse sobre o amor, “Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos…”, mas, quando der, volto te buscar com a mesma emoção e maior felicidade.

– Um em cada dois passou a ficar mais atento, valorizar e frequentar com uma assiduidade muito maior do que antes, momentos de liquidações e promoções do varejo e do comércio eletrônico.

Retornando para suas casas frustrados pelo constrangimento de compras quase que compulsórias.

– Um em cada cinco decidiu resistir.

Absolutamente incapaz de ser infiel com suas marcas de preferência e do coração. Se necessário, reduz na quantidade, mas não abre mão da marca em hipótese alguma. Optaram pelo sacrifício, mas, trair, jamais!

E você, se reconhece, depois de três anos de secura e aridez?

Mais alguns meses e teremos uma nova chance de reescrever nossa história e de planejar nosso futuro.

Muito distante ainda de um sistema político moderno e compatível com todas as conquistas trazidas pela tecnologia, e que provavelmente já estarão presentes nas eleições de 2022, mas, é o que temos para este ano e no horizonte próximo.

Nos últimos 100 anos, ganhamos quase mais 40 de vida. Muitos de nós, portanto, e como é meu caso, já se encontram nas horas extras decorrentes dessa conquista. Não temos o direito, e muito menos podemos errar novamente.

Vou procurar fazer minha parte, e, conto com você.

FRANCISCO MADIA, especial para o MMM.

servicos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *