55 (11) 3065-6464 madia@madiamundomarketing.com.br

A tal da zona morta

6
set

tarja-928

 

 

Leio nos jornais a enésima tentativa que as redes de fast-food fazem para preencher a tal da Zona Morta: isso mesmo, aquele horário modorrento entre 14 e 17 horas.

Muito especialmente o McDonald´s que insiste em não entender, ou não se conformar, com o que verdadeiramente é na cabeça e no coração das pessoas: o lugar onde vão comer Big Macs, com Coke, e Batatas.

Tudo o mais é penduricalho e derivativo. Os sorvetes, as tortinhas, e excepcionalmente e para uma minoria, o café, mesmo porque para a maioria Big Macs não combinam com café.

Nos últimos anos, e muito especialmente em função do Starbucks, e das redes de CASUAL DINING, leia-se Outback, Applebees, e mais uma dezena de novos concorrentes, o Mc vem perdendo participação de mercado em todo o mundo, e em especial nos Estados Unidos.

Lá, por exemplo, seu território que chegou a ser próximo de 30% nos anos 2000, despencou para 17,5% em 2010, e para 15,0% em 2016.

E o que faz, no desespero, o Mc nos Estados Unidos?

Detona ou renega sua tentativa ridícula e caricata de promover alimentos saudáveis, e passa a promover croissants, muffins e sundaes para seus esporádicos clientes vespertinos. E, claro, vão uma única vez e jamais aparecem. Socorro!

Primeiro, porque esse comportamento não faz parte de suas rotinas. Segundo, para comer muffins e croissants e sundaes, quando têm vontade, preferem outras lanchonetes mais qualificadas e reputadas nesse território. Autoridades de verdade. Tanto quanto o Mc é no BigMac, Potatoes, Coke…

E daí, o que fazer-se?  SURFAR!

Tentar maximizar as receitas pegando carona no fluxo. Nos horários onde tradicionalmente as pessoas frequentam restaurantes e lanchonetes, muito especialmente o Mc.

No horário de almoço, e, depois, no final da tarde/começo da noite.

Qualquer outra estratégia fora desse contexto e realidade é delírio, me engana que eu gosto, wishfull thinking.

Ou, no popular, jogar dinheiro fora… Próximo assunto…

FRANCISCO MADIA especial para o MMM

servicos

Receba a news do Landmarketing

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *