Compradores alcoolizados

08/02/2012

No ambiente analógico, de lojas, shoppings, e quiosques, era e é praticamente impossível realizar compras alcoolizado. Começa que se a pessoa entrar cambaleando pela loja e cheirando a bebida, educadamente gerentes e vendedores recomendarão que volte uma outra vez, e, até mesmo dependendo do estado, prestarão algum tipo de socorro.

No ambiente digital o papo é outro. Pessoas sentadas em mesas de bares e restaurantes, aguardando convidados ou solitárias mesmo, depois do segundo ou terceiro drinque, e com shoppings, lojas, e tudo o mais na ponta dos dedos com seus smartphones mandam ver. E só descobrem que fizeram compras nos dias seguintes, quando produtos começam a chegar em suas casas. São os novos e inimaginados CLIENTES ALCOOLIZADOS.

Recentemente o NEW YORK TIMES publicou matéria sobre o assunto, relatando dezenas de casos de pessoas que só descobriram que tinham “ido às compras” no dia seguinte. TIFFANY WHITTEN, por exemplo, da cidade de OHIO, só se deu conta da compra que fizera quando ao chegar em casa encontrou um pacote da AMAZON: “Comprei, sem perceber, uma capa para meu smartphone. Eu estava literalmente bêbada quando a comprei, depois esqueci completamente, e só agora me dei conta do que fiz… mas, mesmo assim, foi uma ótima compra”.

Durante décadas o álcool vem sendo utilizado pelo comércio para aditivar as compras. E comércio de tudo. Desde bugigangas, até objetos de arte e decoração. Não é à toa que os leilões de arte são regados a uísque e champanhes, e volta e meia lojas convidam seus principais clientes para degustação de vinhos. No entusiasmo, e como o caixa está aberto e as lojas vendendo, compra-se acima do que se compraria em condições normais. Mas, ninguém chega “bêbado” para comprar; pessoas são estimuladas a beber para comprarem de forma mais descontraída, ou, se preferirem, irresponsável. No digital, não, bebe-se antes de chegar a loja ou ao shopping virtual.

“Durante anos resisti a tentação de comprar um tour de motocicleta pela Europa por US$ 10 mil”, declarou CHRIS TANSEY à repórter do NEW YORK TIMES. “Ontem, sozinho num bar, duas doses de uísque na cabeça, não vacilei. Teclei e agora vou fazer meu sonhado tour”. Já um site de compras da INGLATERRA decidiu pesquisar sua clientela e constatou, que um em cada dois clientes, tinha bebido alguma coisa antes de comprar. E no eBay, líder de vendas no ambiente digital nos Estados Unidos, o período onde acontece o maior volume de compras é entre 18h30 e 22h30. Segundo o vice-presidente do portal, STEVE YANKOVICK, “Sem dúvida o álcool ajuda muito. Pense no que a maioria das pessoas faz quando chega em casa do trabalho à noite; esse é o momento de descompressão. O consumidor está de bom humor”.

Isso posto, e para que você não se assuste quando chegar a conta do cartão de crédito, SE FOR COMPRAR, NÃO BEBA. E jamais fique pesquisando nos comércios eletrônicos, com um copo de uísque nas mãos, ou uma latinha de cerveja do lado. Quando você menos espera o dedo vai teclar e, aí… Tarde demais.

Comentários



Nenhum Comentário

Nenhum comentário ainda.

Envie seu Comentário

Nome (*)
E-Mail (*)
Site
Comentário:

Madiamundomarketing - The World Marketing Place
Rua Padre João Manuel, 755 13° andar – cj. 132 – São Paulo – SP Fone: (11) 3065–6464 Fax: (11) 3081–8310
www.madiamundomarketing.com.br - contato@madiamundomarketing.com.br